Segunda morte por Covid-19 em um presídio é registrada no Rio de Janeiro

Detento Jorge Pereira de Almeida, de 65 anos, estava custodiado no Instituto Penal Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, na Região Metropolitana

Caso aconteceu em penitenciária localizada em Niterói, no Rio de Janeiro
Foto: shutterstock
Caso aconteceu em penitenciária localizada em Niterói, no Rio de Janeiro

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) já registra o segundo óbito por Covid-19 no estado Rio. A nova morte pelo coronavírus aconteceu na noite dessa terça-feira no Hospital Doutor Hamilton Agostinho Vieira Castro, no Complexo de Gericinó, em Bangu. O detento Jorge Pereira de Almeida, de 65 anos, estava custodiado no Instituto Penal Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, na Região Metropolitana, desde o último dia 23.

Leia também: Com decisão de Moraes, PF fica sob comando de Disney Rosseti, indicado por Moro

Almeida que havia sido preso no último dia 6 – por estupro de vulnerável – passou por outras duas cadeias antes de chegar a Niterói . O homem passou pela Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, foi encaminhado para o Presídio Tiago Teles, em São Gonçalo, e no último dia 22 foi transferido para o Francisco Spargoli Rocha.

No dia 23, ele passou mal e precisou ser encaminhado para o Hospital Doutor Hamilton Agostinho Vieira Castro. Nesta terça Jorge não resistiu e morreu. Na manhã desta quarta-feira, a direção do Francisco Spargoli Rocha foi informada que o homem estava infectado com o coronavírus. Não se sabe se o detento foi ou não contaminado dentro da prisão .

De acordo com servidores da unidade, toda a ala 5 do presídio está isolada. No local, existem presos com suspeitas de estarem infectados com a doença.

Leia mais: Após suspensão do STF, Bolsonaro anula nomeação de Ramagem para chefia da PF

A primeira morte em um presídio no Rio foi registrado no dia 15 de abril, mas a Seap só divulgou o caso dois dias depois. O homem, que tinha 73 anos, estava preso no Instituto Penal Cândido Mendes , no Centro da capital, e, segundo a Seap, tinha problemas de saúde e chegou a ser entubado, mas não resistiu.