Secretário sugere renúncia aos leitos de UTI para quem é contra isolamento

Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, publicou a provocação no Twitter

Fábio Vilas-Boas
Foto: Reprodução/Sesab
Fábio Vilas-Boas

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, publicou em seu Twitter uma provocação ás pessoas que pedem o fim do isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde como medida mais eficaz para a redução de danos causados pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo Vilas-Boas, que é infectologista, a renúncia aos leitos de UTI seria uma alternativa para quem se sente prejudicado pela contenção. 

“Em meio à fase mais crítica da pandemia na BA, será que essas pessoas que pregam o relaxamento do distanciamento social aceitam assinar um termo renunciando o acesso a leitos de UTI e ventilação mecânica para si, para seus pais e seus filhos?”, comentou o secretário ao republicar uma notícia sobre a proximidade do colapso no sistema de saúde do Rio de Janeiro, onde 94% dos leitos já estão ocupados. 

O atual governador baiano, Rui Costa (PT), também fez uma publicação como resposta ao secretário. “Não vamos tolerar ataques contra a Constituição nem contra as instituições estabelecidas no regime democrático. Defendemos trabalho e equilíbrio por parte de quem foi eleito para governar. Democracia sempre! Não é hora de política partidária. Momento de união para salvar vidas”, disse. 

Leia mais: Secretário de Saúde do Rio de Janeiro apela para que isolamento permaneça

As publicações, postadas no domingo (19), foram motivadas por um fim de semana repleto de manifestações que pediam a volta do funcionamento normal no comércio e, em alguns casos, até a intervenção militar - como ocorreu, com apoio do presidente, no Recife e em Brasília.