Aplicativo vai disponibilizar dados sobre contágios do Covid-19 nos estados e já está disponível para Android e iOS
Pixabay
Aplicativo vai disponibilizar dados sobre contágios do Covid-19 nos estados e já está disponível para Android e iOS

Um aplicativo que usa inteligência artificial vai identificar os locais de concentração da transmissão da Covid-19 e acompanhar a evolução da imunidade da população. O levantamento começará pelo Estado do Rio e será usado pelo governo para ajudar na elaboração de estratégias de enfrentamento à pandemia.

Leia também: Bolsonaro pede fim da quarentena e é contra decreto para multar quem violar

Desenvolvido sem fins lucrativos pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e pela empresa de tecnologia Zoox Smart Data, o aplicativo Dados dos Bem — já disponível para Android e IOS — foi elaborado por um grupo de médicos, pesquisadores e cientistas em apenas 25 dias.

Na plataforma, o participante preenche um questionário para identificar se ele tem os sintomas do novo coronavírus . Se as chances de contaminação forem altas, a pessoa pode ser convidada a agendar, gratuitamente, um exame com horário e dia específicos.

Caso o resultado do teste seja positivo , o aplicativo poderá indicar as cinco pessoas com quem teve maior contato nos últimos dias para que essas também respondam às perguntas.

Você viu?

Em nota, o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, que está em quarentena, disse que o projeto vai permitir acompanhar a curva de casos de forma mais imediata e identificar as regiões de maior concentração. Para ele, a tecnologia é um exemplo de “como a sociedade e as instituições públicas e privadas estão unidas na missão de salvar vidas”. 

Médico e pesquisador do IDOR e da Fiocruz , Fernando Bozza diz que com os dados da plataforma será possível traçar estratégias para a saída progressiva do isolamento social:

"Estamos longe de ter uma perspectiva de retorno completo a uma situação de normalidade. Mas ter capacidade de acompanhar com mais detalhes esse quadro localmente e globalmente vai permitir fazer o ajuste da retomada". O objetivo do aplicativo é o entendimento coletivo da propagação da doença.

Leia também: Bolsonaro defende Congresso e STF abertos e diz que não atacou outros Poderes

"A expectativa é ter um volume de dados interessante já nos próximos cinco dias", disse Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data. "Estamos conversando com governos de outros estados para ampliar o levantamento".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!