Em cinco hospitais de São Paulo, todos os leitos estão ocupados
governo de São Paulo/reprodução
Em cinco hospitais de São Paulo, todos os leitos estão ocupados

Seguindo previsões do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que afirmou ainda no começo da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil que o sistema de saúde teria sérios problemas no mês de abril, quatro estados brasileiros beiravam o colapso nesta sexta-feira (17). Dois deles ficam no sudeste, região que foi porta de entrada para doença no Brasil, um no Norte e outro no Nordeste.

Em São Paulo, que tem maior concentração de casos no Brasil, há cinco hospitais com todas as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) ocupadas. Há mais de 600 mortes por causa do Covid-19 confirmadas na cidade.

Leia também: Datafolha: Demissão de Mandetta por Bolsonaro é reprovada por 64%

No Rio de Janeiro, cidade que passava por problemas com o sistema público de saúde antes mesmo da crise e chegou a bloquear divisas no início da pandemia, quatro das principais emergências também já não apresentam mais leitos de UTI. A cidade tem mais de 200 mortes confirmadas.

Dobrando a quantidade de pessoas internadas com ventilação mecânica em apenas 24 horas no começo da semana, a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, também está com o alerta aceso para falta de vagas nas UTIs. Com mais de 100 mortes na capital, há pelo menos 70 vagas de UTI ocupadas por pessoas com Covid-19.

Leia também: Covid-19: Mortes no Brasil passam de 2 mil; infecções são 33,6 mil

No Norte, última região totalmente atingida pela chegada do novo coronavírus no Brasil, a cidade de Manaus acumula os corpos das pessoas mortas em um container frigorífico. Há mais de 120 mortes na cidade, que teve colapso decretado informalmente por prefeito em vídeo nas redes sociais ainda no começo de abril.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!