Testes de coronavírus
Divulgação/Ministério da Saúde
Testes de coronavírus

O Estado do Rio deve zerar ainda esta semana os exames das 74 mortes suspeitas de coronavírus ainda pendentes. O Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) está ampliando a capacidade de testagem com parcerias com outras unidades, informou o médico da Secretaria estadual de Saúde Alexandre Chieppe, em entrevista ao "Bom Dia Rio" desta segunda-feira. Esta semana, o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o do Hospital Pedro Ernesto passam a integrar a rede.

Leia também: Prefeito de Manaus diz que rede de saúde do Amazonas entrou em colapso

"Na semana que vem, vamos abrir os equipamentos de carga viral do HIV, o que dobra a nossa capacidade. A expectativa é de que até quarta-feira agora estejamos trabalhando com todas as amostras zeradas e começando a processar as amostras do dia. Os resultados devem ficar prontos entre 48h e 72h após o recebimento", disse Chieppe.

Testes rápidos

Em relação aos testes rápidos, o médico disse que uma parte já foi recebida e estão sendo validados. A ideia é usá-los com base em inquéritos epidemiológicos.

Você viu?

Leia também: Governo de Santa Catarina libera retomada de trabalho de profissionais autônomos

"Isso significa avaliar o percentual da população do Rio de Janeiro que já teve contato com o vírus através dos testes rápidos. Eles também serão usados em profissionais da Saúde, em pacientes internados nos hospitais e através do aplicativo móvel que já está sendo desenvolvido e deve começar a funcionar esta semana", destacou ele.

De acordo com Chieppe, não haverá testagem em toda a população e, sim, em grupos específicos que serão representativos. Além desses grupos, passarão pela testagem rápida casos graves e de morte, já que o teste rápido é complementar ao exame de biologia molecular feito pelos laboratórios.

Leia também: Coronavírus: sinais de celulares ajudam a localizar aglomerações de pessoas

Ele disse ainda acreditar que essa testagem agilizarão os diagnósticos. "Sem dúvida. São testes muito simples feitos com uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado fica pronto em aproximadamente dez minutos".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!