Prefeitura vai fechar serviço para população de rua na Cracolândia

Encerramento das atividades do Atende II faz parte de mudanças no programa Redenção

Prefeitura fechará Unidade Emergencial de Atendimento, Atende II, que presta serviços à população na região da Cracolândia
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Prefeitura fechará Unidade Emergencial de Atendimento, Atende II, que presta serviços à população na região da Cracolândia


A Prefeitura de São Paulo informou que vai fechar a Unidade Emergencial de Atendimento, o Atende II, que oferece serviços à população em situação de rua na região do centro da cidade conhecida como Cracolândia . No ano passado, a administração municipal fechou as outras duas unidades do Atende que funcionavam na área, oferecendo alimentação, banho e pernoite.

Segundo a prefeitura, as mudanças fazem parte do cronograma do programa Redenção, implantado em 2017. Os serviços de atendimento vão ser prestados fora do bairro da Luz, onde está concentrada a população em situação de rua e com uso abusivo de drogas . Para isso, foi aberto na região da Armênia (zona norte), há cerca de dois quilômetros desse local, o Serviço Integrado de Acolhimento Terapêutico (SIAT I).

Você viu?

Leia também: Justiça proibe visitas em unidades prisionais em São Paulo

Mais distante, a pouco mais de três quilômetros, no bairro do Glicério, será aberto o Siat II, que pretende substituir o Atende fechado agora. Segundo informou a prefeitura, por nota, o objetivo é “melhorar o atendimento no acolhimento e no tratamento da saúde da população de usuários de álcool e drogas em situação de vulnerabilidade e que já faz uso do serviço de atenção integral”.

Leia também: Governo estadual inaugura hospital de campanha em SP

Os usuários dos serviços deverão ser levados de van para os novos locais de atendimento. “As pessoas abordadas no SIAT I serão encaminhadas, de maneira totalmente voluntária, humana e respeitando a singularidade de cada caso, ao SIAT II – Glicério e Porto Seguro. Os usuários são levados de vans e acompanhados pelos profissionais”, acrescenta o comunicado da prefeitura.