Covid-19: menos de um quarto dos municípios tem leitos de UTI pelo SUS

Pacientes de 43% das cidades do país vão precisar se deslocar caso peguem a Covid-19 por não morarem em locais onde não há nenhum tipo de leito na rede pública

Superlotação é estimativa no cenário de Covid-19
Foto: -
Superlotação é estimativa no cenário de Covid-19

Moradores de 2.608 municípios brasileiros terão de deixar o lugar onde moram se tiverem de ser internados para tratamento da  Covid-19  na rede pública de saúde.

Isso acontece porque apenas 53,1% dos 5.571 municípios brasileiros abrigam hospitais com leitos de internação pelo SUS — em geral, são cidades maiores, eleitas como regionais de saúde para atender a demanda de todos os pacientes do sistema público.

Veja: Doria prorroga quarentena em SP

Se sofrerem os sintomas mais graves da doença e precisarem ficar em Unidades de Terapia Intensiva, menos de um quarto dos municípios — 1.295, ou 23,2% do total — possuem leitos de UTI que atendem pelo SUS.

Os dados são do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que teme a superlotação dos hospitais das grandes cidades e a falta de leitos para moradores de municípios menores que venham a contrair o coronavírus e precisar de internação.