Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (30) no Palácio dos bandeirantes, a diretora técnica do centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo , Helena Sato, fez um alerta sobre o aumento no número de pessoas que aproveitaram o fim de semana para realizar atividades fora de casa, apesar da recomendação para conter o avanço do Covid-19 .
Leia mais: Fomos atingidos por um meteoro, diz Guedes sobre economia após coronavírus
De acordo com a diretora, “o período de incubação do coronavírus - tempo antes do início dos sintomas - é de mais ou menos dez dias. Isso significa que que é quando nós vamos sentir o impacto das pessoas que voltaram às ruas neste fim semana. O reflexo disso não será amanhã nem daqui a dois dias, será em cerca de 10 dias”.
Sato ainda aproveitou a oportunidade para reforçar a importância do distanciamento social como “única medida efetiva contra o coronavírus até o momento” e destacou: “Nós não precisamos esperar para ver o que vai acontecer. Nós já temos os dados. A comunidade científica já divulga isso e, mais uma vez eu reforço: essa é a nossa saída”, afirmou.
Até o momento, o Brasil possui 4.256 casos confirmados de Covid-19, além de 136 óbitos confirmados com taxa de letalidade de 3,2%. A região Sudeste concentra a maioria das confirmações, com 55% do total de pessoas infectadas no país.