O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou chegada de primeiro lote de testes rápidos para Covid-19 no Brasil
Agência Brasil
O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou chegada de primeiro lote de testes rápidos para Covid-19 no Brasil




Em coletiva no último sábado, 28, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta confirmou que Brasil receberá primeiro lote de testes rápidos para Covid-19 na próxima segunda-feira, 30. O Ministério afirma que espera-se a chegada de, pelo menos, 5 milhões de testes que devem estar disponíveis até terça-feira, 31.

A prioridade é testar profissionais da saúde, já que estam na linha de frente de combate ao coronavírus . Desta maneira, é possível saber quem deve continuar atuando e quem deve ser afastado para uma contenção eficaz. "É um avanço", disse o ministro, que afirmou ainda a pretensão de fazer o número de testes disponíveis saltar para 22,9 milhões.

Você viu?

Leia também: Mandetta cobra Bolsonaro: "Estamos prontos para caminhões levando corpos?"

O secretário de vigilância sanitária do Ministério da Saúde , Wanderson Oliveira, explicou que esses testes não passaram por validação da Organização Mundial da Saúde (OMS), já que cada país está avaliando diversas marcas.

São dois tipos de testagem: a sorológica (detecta anticorpos do vírus no organismo) e a molecular (de mairo precisão, identifica o DNA do vírus). Segundo Oliveira, os testes são uma parceria com a Dasa, rede particular que auxiliará no monitoramento de casos em tempo real e garantir o maior alcance de distribuição por todo território brasileiro. 

Leia também: "Fomos atingidos por um meteoro", diz Paulo Guedes sobre coronavírus

A estratégia do Ministério é começar os testes até o fim desta semana em capitais e cidades metropolitanas. Aos poucos, os testes se expandirão para municípios de população menor.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!