Nenhum passageiro do navio está com suspeita de coronavírus.
Fabio Motta/Agência O Globo
Nenhum passageiro do navio está com suspeita de coronavírus.

Utilizando luvas descartáveis e máscaras cirúrgicas, os primeiros passageiros do navio francês Le Boreal começaram a desembarcar na manhã desta quinta-feira no Porto do Rio. A embarcação atracou na capital fluminense após solicitar ajuda humanitária às autoridades brasileiras depois de 14 dias em alto-mar. Passageiros de um primeiro navio também chegaram a cidade no início da semana e já retornaram para casa. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existe nenhuma suspeita de coronavírus a bordo das duas embarcações.

Leia também: Defensoria Pública de SP entra com pedido de habeas corpus para idosos presos

Cerca de 30 turistas deixaram o porto em três vans nesta manhã. Segundo a Anvisa, todos os passageiros deverão seguir diretamente para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, sendo liberados do navio à medida que os voos para seus países de origem estejam disponíveis. A operação deve seguir até este domingo, de acordo com o agendamento das viagens aéreas.

Ainda não há informações sobre as nacionalidades dos 223 turistas e da tripulação, composta por 146 profissionais.

Você viu?

Mais um cruzeiro acolhido

No último domingo, os 190 passageiros da embarcação L’Austral , também francesa, desembarcaram no Rio e voltaram para seus países de origem. Os turistas também foram obrigados a seguir imediatamente para o aeroporto, usando equipamentos de proteção para não correrem o risco de serem contaminados na cidade, onde se multiplicam os casos de transmissão comunitária.

A precaução foi tomada porque os passageiros e tripulantes, que não apresentavam sinais da doença, já estavam há mais de 20 dias em alto-mar, sem atracar em nenhum porto, em um isolamento maior do que o recomendado por órgãos internacionais de saúde para evitar o contágio . Segundo a Anvisa, boa parte dos passageiros tem mais de 60 anos.

Os 62 tripulantes do L'Austral permanecem no navio, ancorado na Praia de Copacabana, segundo informações do Píer Mauá. As duas embarcações francesas pediram ajuda humanitária ao Brasil e foram autorizadas a atracar no Rio após receberem negativas de outros países. Depois do desembarque de todos os passageiros do Le Boreal, os dois navios serão reabastecidos com água e alimentos, e seguirão juntos de volta a França.

Leia também: Professores do Rio usam as redes sociais para compartilhar aulas

Operados pela empresa Compagnie du Ponant, o Le Boreal e o L’Austral estavam em expedição rumo à Antártida. A viagem começou em Ushuaia, cidade da Argentina que fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, conhecido como “fim do mundo”, e atravessou o Cape Horn. O itinerário dura 11 dias e dez noites e custa, em média, R$ 63 mil, por pessoa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!