Covas aprova lei que autoriza funcionamento noturno de creches em São Paulo

Serviços serão exclusivos às crianças cujos responsáveis trabalhem ou estudem no período noturno.

Creches de São Paulo terão funcionamento noturno
Foto: Agência Brasil
Creches de São Paulo terão funcionamento noturno


Os Centros de Educação Infanti l e as creches converniadas da rede municipal de São Paulo passarão a funcionar em horário noturno, de acordo com lei sancionada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (26). O serviço será disponível exclusivamente para atender crianças cujos responsáveis trabalhem ou exerçam atividades acadêmicas no período noturno.

O funcionamento noturno não substituirá o período de escolarização e também não desobriga o Poder Público de oferecer a estas crianças vagas nos Centros de Educação Infantil e nas creches conveniadas. O atendimento deverá incluir desenvolvimento de atividades lúdicas, cuidados adequados a cada período do desenvolvimento infantil e às necessidades das crianças com deficiência.

Veja também: São Paulo tem 800 mil estudantes vulneráveis sem merenda

O texto determina ainda que o tempo de permanência das crianças nas creches e no período noturno, somados, não poderão ultrapassar dez horas diárias.

Leia mais: Coronavírus: Estrutura de rede pública para ensino online preocupa dirigentes

O déficit de vagas em creches têm diminuído nos últimos anos. Segundo a prefeitura, 10 mil crianças foram incluídas nos serviços no ano passado. Em janeiro deste ano, a gestão de São Paulo divulgou queda de 50% na fila de espera por vaga.