Sinagogas da capital paulista vão fechar para evitar aglomerações durante pandemia do covid-90
Gabriel de Paiva / Agêmcia O Globo
Sinagogas da capital paulista vão fechar para evitar aglomerações durante pandemia do covid-90

A comunidade judaica de São Paulo se organiza para aderir aos eventos religiosos online e evitar aglomerações por causa do coronovírus . Na noite desta sexta-feira haverá transmissão ao vivo de um shabat para fiéis da Hebraica, Beth-el e da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Leia mais: Recursos de ações criminais vão ser usados no combate ao coronavírus

Será a segunda cerimônia virtual desde a última sexta, quando rabinos decidiram reduzir a frequência de pessoas nos eventos religiosos em razão das determinações das autoridades de saúde.

O presidente da Hebraica , Daniel Bialski, explicou que as sinagogas liberais e inclusivas foram receptivas à prática, muito embora o princípio do judaísmo seja o de que as pessoas rezem juntas. Entre os ortodoxos, no entanto, as regras são mais rígidas: é proibido o uso de de telefone e outros equipamentos eletrônicos no shabat . Sendo assim, as famílias destas congregações foram orientadas a rezar em casa.

"O princípio do shabat virtual será o mesmo do presencial: a ideia é que a mensagem de fé, paz e esperança chegue na casa das pessoas, sobretudo nesse momento de incertezas. As pessoas relutavam em fazer a cerimônia fora da sinagoga. O significado de sinagoga é casa de oração e um nossos princípios é que as preces sejam feitas de forma coletiva porque a união de pensamentos torna mais fortes os pedidos de proteção e bençãos. No entanto, agora é uma obrigação e as pessoas não devem ir à sinagoga", afirma Bialski, que é presidente da hebraica e judeu praticante".

Rabino da Congregação Israelita Paulista, Michel Schlesinger, afirma que os cultos online não são costume da fé judaica, embora sejam frequentes em outras religiões.

Você viu?

"Nunca tínhamos transmitido ao vivo até a semana passada. Anunciamos hoje em nosso canais que é proibido ir à sinagoga. Fechou de vez. Vamos afastar as pessoas fisicamente, mas aproximá-las espiritualmente. É doloroso fazer isso, mas o princípio da vida está acima de tudo", afirma o rabino, que se disse positivamente surpreso com mensagens de pessoas que se mudaram de países ou de cidade e que assistiram à cerimônia:

"Estamos atingindo pessoas que há anos não vinham à sinagoga. Alguns se mudaram, outros são idosos e têm dificuldade de locomoção. Essas pessoas estão se reconectando com o judaísmo".

Também representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo intereligioso, Schlesinger, disse que tem mantido contato com líderes de outras religiões e que o desafio de todos eles é semelhante.

Leia também: Brasil tem 904 casos e 11 mortes por coronavírus confirmadas, diz Ministério da Saúde

"Tenho falado com padres, pastores e scheiks. O desafio é o mesmo. Todos buscam soluções criativas. Esse momento do isolamento pode ser vivido de formas distintas. Entre a apatia e o desespero existe um meio termo. Precisamos ouvir as autoridades e seguir as recomendações. Por outro lado, a histeria também não nos adianta de nada. Equilíbrio é a palavra de ordem".

O shabat será transmitido no site da Congregação Israelita Paulista (CIP) durante 1h30.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!