Banhistas são convidados a sair de praias do Rio para evitar novo coronavírus

Recado foi dado pela Defesa Civil nas praias do Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (16). Há caso gravíssimo do novo coronavírus na cidade

Recado foi dado pela Defesa Civil
Foto: Twitter/Reprodução
Recado foi dado pela Defesa Civil

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fazem uma ação nas praias do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (16), pedindo que os banhistas deixem a orla para evitar aglomerações. Carros oficiais foram vistos em pelo menos dois pontos da cidade: a Praia Vermelha, na Urca, e a Praia da Macumba, no Recreio. Em nota, a corporação afirmou que se trata de uma ação de alerta contra a disseminação do novo coronavírus.

Por meio de um megafone, os agentes orientam a população com a seguinte mensagem: "Bom dia. A defesa Civil estadual pede à população que evite aglomeração nas praias. Por favor, para a sua segurança, dos seus vizinhos, amigos e familiares, volte para casa. O momento é de conscientização. Faça sua parte e ajude a prevenir e controlar o coronavírus. Você sempre conta com o Corpo de Bombeiros. Podemos contar com você? Obrigado".

Leia também: Coronavírus: comitiva de Bolsonaro que foi aos EUA tem mais quatro confirmações

Nas redes sociais, a Defesa Civil publicou um vídeo no qual mostra a ação na Praia Vermelha. Na legenda, a corporação explica: "A Defesa Civil do Estado e o Corpo de Bombeiros orientam a população sobre a necessidade de evitar qualquer tipo de aglomeração. Todo mundo pode fazer a sua parte."

Cerca de 150 viaturas estão mobilizadas na ação. O planejamento prevê extensão dessa cobertura de alerta por outros municípios fluminenses. De acordo como secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, o objetivo principal é conscientizar a população.

Leia também: Bolsonaro diz que novo coronavírus “não é tudo isso que dizem”

Você viu?

“As pessoas precisam se conscientizar. É questão de segurança de todos. Dos vizinhos, da família, dos amigos. Vamos fazer nossa parte e ajudar a prevenir e controlar o coronavírus”, disse o coronel. Banhistas também usaram as redes sociais para publicar vídeos e fotos da ação.

Interdição de praias

Na tarde da última sexta-feira, o governador Wilson Witzel afirmou que a PM poderia interditar as praias do Rio de Janeiro para evitar aglomerações que facilitem a transmissão do novo coronavírus.

Leia também: Para conter coronavírus, Argentina anuncia fechamento de fronteiras e escolas

Na ocasião, o secretário de Saúde, Edmar Santos, endossou a afirmação do governador. "Punições são possíveis, mas por enquanto ainda se conta com a boa vontade coletiva. (...) Como a gente vive em um estado democrático de direito eu espero que o cidadão faça o papel de cidadão e que não vá à praia", afirmou o secretário.

Veja, abaixo, vídeo do recado da Defesa Civil: