Condomínio que está sendo contruído junto ao Maciço da Pedra Branca
Agência O Globo
Condomínio que está sendo contruído junto ao Maciço da Pedra Branca

A milícia que teria erguido as casas arrasadas pelas últimas chuvas, no bairro Barata, em Realengo, estaria construindo novos condomínios no local. Segundo moradores da região, o grupo paramilitar invadiu há cerca de um ano uma área de mata no Parque estadual da Pedra Branca, vizinha a dos imóveis destruídos domingo, para dar início a um empreendimento. As obras de pelo menos cinco prédios estão em andamento.

Leia também: A cada três meses, PM do Rio expulsa um agente por ligação com bicheiros

A milícia espalhou dentro do parque cartazes anunciando os apartamentos de quarto e sala. Cada um custará R$ 100 mil, segundo os anúncios. A obra, segundo moradores, foi embargada pela prefeitura, mas os trabalhos não pararam.

"Já ligamos várias vezes para a prefeitura , e nada. A obra segue a todo vapor. Estão fazendo isso para ganhar dinheiro, mas não pensam nas outras pessoas", disse um morador, que, pediu para não ser identificado.

Ele contou que as casas do bairro foram invadidas pela lama no domingo porque uma manilha, instalada pela milícia para desviar o curso de um rio, arrebentou, e a água levou tudo o que encontrou pela frente.

Você viu?

"Nova Muzema"

Depois da tragédia provocada pela enxurrada, moradores de Realengo já apelidaram o condomínio que está sendo erguido pela milícia de " Nova Muzema ", numa referência aos prédios que desabaram, no Itanhangá, ano passado, matando 24 pessoas. Nesta terça-feira, a prefeitura derrubou um edifício na Muzema e, nos próximos dias, promete botar abaixo mais dois.

A Secretaria municipal de Urbanismo disse que já foram emitidas multas e embargos contra a construção do condomínio irregular em Realengo , mas ressaltou que cabe ao Inea licenciar obras no local. O instituto, por sua vez, afirmou que realiza regularmente fiscalizações para reprimir construções irregulares e desmatamentos no Parque da Pedra Branca. Mas alegou que é competência do município fiscalizar loteamentos em zonas de amortecimento da unidade, como é o caso dos prédios da milícia.

Em outras partes dos Maciço da Pedra Branca , ocupações irregulares também preocupam. Em Vargem Grande, loteamentos avançam sobre a encosta, com desmatamentos na zona de amortecimento e até dentro da área do parque. Um deles tem afetado um condomínio na Estrada dos Bandeirantes 28.600, invadido por um rio de lama no domingo.

Leia também: Eleição EUA: Biden surpreende na Superterça e polariza disputa com Sanders

"Às vezes, aparece algum órgão fiscalizador e param as obras. Mas, logo depois, voltam os tratores e queimadas. Já existem casas grandes, com gente morando. Não sabemos quem está por trás, mas estamos preocupados com nossa segurança. Ficamos abaixo dessas novas casas. Tememos o desmatamento e presença de possível milícia ", diz um dos moradores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!