Duas crianças são soterradas em deslizamento causado por chuva

Bombeiros resgataram duas crianças dos escombros de uma casa que desabou devido às fortes chuvas que atingiram Petrópolis, no Rio de Janeiro

Foto: GCM Araçariguama / Divulgação
Deslizamento causado por chuva

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis, no Rio de Janeiro, registrou seis deslizamentos de terra em virtude da chuva desta terça e quarta-feira (11 e 12). Em um dos locais de deslizamento, os bombeiros resgataram duas crianças com vida dos escombros de uma casa.

Leia também:  São Paulo registra 6 mortes decorrentes da chuva

A chuva forte já persiste por mais de 24 horas na cidade. “É importante que os moradores que vivem em áreas de risco tenham atenção redobrada, já que existe a previsão de mais chuva para hoje e amanhã”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato. Ele também reforça que o contingente permanece de plantão 24 horas para realizar os atendimentos à população.

“As nossas sirenes estão funcionando normalmente. Caso sejam acionadas, os moradores devem procurar por um local seguro, seja um ponto de apoio, igrejas ou escolas, ou até mesmo, a residência de parentes”, completa o coronel Paulo Renato. Em caso de qualquer sinal de instabilidade ou deslizamento no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

Leia também: Mais de 200 pessoas continuam desabrigadas após deslizamento em Osasco

Nas últimas 24 horas, o maior índice acumulado de chuva chegou a 86,6 milímetros no bairro Independência. Neste momento, a Defesa Civil está em estado de atenção, por causa da previsão de chuvas fortes até a próxima quinta-feira. Todo o contingente de 52 agentes permanece de prontidão para atender aos possíveis chamados dos moradores.