‘Governo Bolsonaro não acredita em liberdade de imprensa’, diz Glenn

Jornalista afirma que não é culpado e que irá defender uma imprensa livre. “Não seremos intimidados", afirmou

Foto: Daryan Dorneles
O jornalista Glenn Greenwald

O Ministério Público Federal denunciou, nesta terça-feira (21), o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil , e outras setes pessoas por hackeamento de mensagens de autoridades, como o ministro Sérgio Moro. Glenn , no entanto, afirma que não cometeu nenhum crime, “sempre fiz meu trabalho como jornalista com muita cautela”.

Leia também: Homem usa bomba de chimarrão para agredir e matar ex-namorada em Porto Alegre

“É um ataque contra a imprensa livre. O governo Bolsonaro não acredita em liberdade de imprensa’, afirmou o jornalista em nota oficial. Ele defende que desde o início da divulgação das reportagens da Vaza Jato , Moro os "classificou como 'aliados dos hackers' por revelar sua corrupção, em vez de 'jornalistas'". 

O jornalista afirma que a denúncia é uma tentativa de atacar a imprensa em retaliação pelas revelações feitas pelas reportagens do The Intercept sobre Moro e o governo Bolsonaro. "Não seremos intimidados por essas tentativas tirânicas de silenciar jornalistas", defende.

Leia também: Jovem morre afogada em cachoeira após tirar selfie com amiga

Glenn também argumenta que o procurador da República Wellington Divino Marques de Oliveira – que apresentou a denúncia contra ele – foi o mesmo a denunciar o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, por calúnia contra Moro . "O procurador está abusando do seu cargo", diz.

Glenn também argumenta que a Polícia Federal examinou as mesmas evidências que o Ministério Público e o declarou inocente. "Eu não fiz nada além do meu trabalho como jornalista – dentro da ética e da lei"

“Nós vamos defender uma imprensa livre. Não seremos intimidados pelo abuso do aparato do estado nem pelo governo Bolsonaro”, concluiu o jornalista.

Leia também: Guarda de parque morre após ser agredido por pedir para grupo parar de fumar

Assista ao depoimento de Glenn e veja na íntegra a nota oficial sobre sobre a denúncia:



Foto: Divulgação
Nota do jornalista Glenn Greenwald