Com passagens de ônibus esgotadas, vans clandestinas lucram levando ao litoral

Motoristas de vans clandestinas aproveitam fiscalização mais frouxa no fim do ano para fazer transporte de pessoas da capital ao litoral paulista

Foto: Ana Flávia Oliveira
Vans fazem trajetos até o litoral paulista


As pessoas que deixaram para última hora para decidir sobre uma viagem ao litoral paulista para o réveillon estão recorrendo a um transporte ilegal para chegar até as praias. O jornal Agora flagrou um aumento no número de vans clandestinas que deixaram o terminal Jabaquara, em São Paulo, rumo aos litorais norte e sul do Estado. De acordo com o jornal, as vans clandestinas saem a cada dez minutos. Os preços variam de R$ 30 a R$ 80.

É comum as passagens de ônibus para o litoral esgotarem ou ficarem mais caras depois do natal. O período do ano também costuma ter um enfraquecimento da fiscalização, o que facilita a ação das vans clandestinas .

Leia também: Motoristas do Rio e de São Paulo enfrentam lentidão em rodovias neste sábado

Continua após a publicidade

Os motoristas costumam estacionar os veículos ao lado do terminal e outras pessoas contratadas pelos mesmos fazem a abordagem das pessoas em busca de transporte ao litoral . Muitos acabam desistindo da procura de uma desistência para conseguir pasagem de ônibus e aceitam fazer o transporte por meio de van.

Para o transporte intermunicipal, vans precisam pagar uma taxa para a Artesp. Além disso, os veículos precisam ter requisitos obrigatórios, como cinto de segurança e ano de fabricação menor que dez anos.

Fiscais da Artesp costumam ficar nos terminais justamente para impedir a atuação de vans clandestinas . A fiscalização, porém, é menor no final do ano.