99 apresenta manifesto "Todos pela Segurança. Segurança para Todos"

Texto ressalta importância da colaboração de todos os usuários, além de destacar ações do aplicativo para proteção de passageiros e motoristas

Todos os dias, promovemos encontros de milhões de pessoas no Brasil. Com apenas sete anos de existência, nós da 99 conectamos 20 milhões de brasileiros em 1.600 cidades pelo país. São 600 mil motoristas parceiros que utilizam a nossa plataforma para promover um modo de transporte acessível e de qualidade a pessoas que estão em constante movimento - descobrindo a cidade, fazendo compras no mercado, levando um bebê recém-nascido ou voltando para casa depois de um longo dia de trabalho e estudo.

Foto: Divulgação/99
99 divulga manifesto pela segurança

Por trás desses 20 milhões de brasileiros, estão 20 milhões de histórias. São vidas que se encontram e que, juntas, se transformam. E não há responsabilidade maior do que resguardar e proteger vidas. Por isso, segurança é mais do que prioridade para a  99 , é um compromisso incansável, ininterrupto e que, para nós, nunca está concluído.

O resultado desse compromisso pode ser percebido em nossos números. Hoje, mais de 99,99% das corridas realizadas na 99 se encerram em segurança. Mas não estamos tranquilos com esse índice, pois sabemos que por trás de cada ponto percentual há um passageiro ou motorista parceiro que só quer voltar para sua família com tranquilidade.

Segurança é um dos maiores desafios da humanidade. A luta contra a violência pauta estados, governos e sociedade civil desde sempre. Por isso, essa luta é coletiva, é de todos, e não de atores isolados. Nós da 99 temos um papel protagonista e desenvolvemos uma série de ferramentas para fomentar uma comunidade mais segura - mas precisamos realizar uma construção conjunta, com a ajuda e o envolvimento de todos. Ajuda dos 20 milhões de brasileiros que passam pela nossa plataforma . Ajuda de autoridades, especialistas e acadêmicos. Precisamos, principalmente, da sua ajuda.

Todos pela Segurança

Uma plataforma mais segura também é feita por ações simples. Imaginem o poder que 20 milhões de pessoas têm juntas. Segurança começa com informação, começa por entender como prevenir e como atuar de forma adequada. Por exemplo, conhecendo a fundo as funções do aplicativo; mantendo seu cadastro atualizado; verificando nome, carro e informações do motorista parceiro; registrando a nota, comentários e reportando situações fora do comum pela Central de Atendimento.

Continua após a publicidade

Segurança também é respeito e gentileza. É tratar o outro com empatia, entender espaços e fronteiras, se preocupar com o bem-estar. Sete em cada dez casos de segurança em nossa plataforma são de agressões verbais decorrentes, majoritariamente, de desentendimentos - ou seja, casos que poderiam ser evitados se o respeito ao outro tivesse prevalecido. Tratamentos discriminatórios, como a LGBTfobia e o racismo, são crimes, assim como o assédio sexual. Por isso, atuamos rapidamente para tomar todas as medidas necessárias, incluindo banir qualquer pessoa que coloque em risco a integridade física e moral de nossos passageiros ou motoristas parceiros.

Segurança para todos

Foto: Divulgação/99
99 divulga manifesto pela segurança

O desafio envolve diferentes frentes. Por um lado, conscientizar os usuários para evitar casos de desrespeito que compõem a maioria dos registros de segurança da empresa. Por outro, investir em tecnologia e profissionais capacitados para atuar de forma proativa, coibindo a atuação de pessoas de má-fé que se utilizam da plataforma para praticar crimes. Nossa equipe de segurança tem hoje 150 especialistas com formação em tecnologia, engenharia, psicologia e segurança pública, que atuam junto a outras centenas de colaboradores no Brasil, na China e nos Estados Unidos para trazer as iniciativas mais inovadoras e efetivas ao app da  99

Nossos sistemas preventivos combinam algoritmos e inteligência artificial para impedir corridas de risco; realizamos checagens robustas e periódicas de motoristas parceiros, utilizando fontes públicas e reconhecimento facial; averiguamos as informações de passageiros e cruzamos dados comportamentais dentro da plataforma. Além disso, constantemente trazemos novos recursos para ampliar a segurança. Entre eles estão câmeras nos veículos, compartilhamento de rotas, rastreador de comentários contra o assédio e central telefônica disponível 24h em caso de emergência. Fazemos isso porque entendemos que nossa responsabilidade é atuar na prevenção antes das viagens, na proteção durante as chamadas e no suporte humanizado caso algo não ocorra bem. 

Convidamos você a entrar no site  99app.com/todospelaseguranca e conhecer todas as nossas iniciativas em prol da segurança. Mais do que isso, convidamos você a ser um agente de mudança e ajudar a fazer a nossa comunidade ainda mais segura.

99. Todos pela Segurança. Segurança para todos.