Operação da Polícia Civil prende PMs que extorquiam comerciantes no Rio

Polícia descobriu que os envolvidos no esquema se passavam por agentes da DRCPIM para praticar crimes em diversas partes do estado do Rio de Janeiro

Os presos estão sendo levados para a sede da Polícia Civil, na Lapa
Foto: Armando Paiva / Agência O Dia
Os presos estão sendo levados para a sede da Polícia Civil, na Lapa

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) faz, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (29), uma operação para prender sete PMs envolvidos em extorsão de comerciantes de diversas partes do estado. Além dos mandados de prisão há 14 de busca e apreensão.

Leia também: Heloísa Bolsonaro diz que passa ‘perrengue’ com salário de R$ 33 mil de Eduardo

Até o momento, a operação já prendeu cinco policiais, sendo que quatro deles já foram identificados: Guttemberg Dantas da Silva, Roberto Campos Machado, Victor Magnano Mangia e Jefferson Rodrigues Batista.

PMs do setor de inteligência

Durante as investigações, que duraram dois meses, a polícia descobriu que os envolvidos no esquema se passavam por agentes da DRCPIM para praticar os crimes. Todos trabalham no setor de inteligência da Polícia Militar .

Os alvos dos PMs eram comerciantes de várias partes do estado, mas a grande parte deles da capital. Durante as extorsões, os policiais também pegavam vários produtos dos estabelecimentos.

Durante o inquérito policial, várias vítimas prestaram depoimento e ajudaram na identificação dos criminosos.

Leia também: Familiares denunciam prisão de brigadistas em Alter do Chão: "são perseguidos"

A Corregedoria da PM também participa da operação . Os presos estão sendo levados para a sede da Polícia Civil, na Lapa. Eles vão responder pelos crimes de extorsão, concussão, organização criminosa e roubo qualificado.