Após esperar mais de 20 anos, moradores fazem vaquinha e asfaltam rua no RJ
Cansados de esperar pelo poder público, vizinhos fizeram obras na rua por conta própria em 4 meses; Prefeitura afirma que enviará equipes ao local
Depois de mais de 20 anos esperando por obras de asfalto, os moradores do Parque Grande Rio, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, decidiram colocar a mão na massa por conta própria e concretaram suas ruas.
Leia também: Câmeras flagram traficantes fugindo por mata durante operação no Rio
Os 13 moradores da Rua Patrícia Machado fizeram uma vaquinha para contratar os dois caminhões de concreto. Cerca de R$ 400 para cada um. Em quatro meses, o asfalto nos 150 metros da rua estava pronto.
"Há mais de 20 anos, pedimos esse asfalto. Pagamos IPTU em dia, mas não éramos atendidos. Fomos metendo a mão e fazendo tudo sozinhos, aos poucos. Começamos a obra em novembro e terminamos em março. Depois da rua, cada morador que contribuiu foi acertando sua calçada", conta o gesseiro Ismael Elias Guimarães Filho, de 57 anos, ao jornal Extra.
Antes da obra, foram anos sofrendo com lama, buracos e sem direito a serviços básicos, como coleta de lixo, por exemplo. O caminhão de lixo não conseguia subir a rua. Em dias de chuva, a locomoção ficava ainda mais difícil.
A aposentada Lourdes Rodrigues, de 67 anos, já caiu na lama quando a rua ainda era de barro. Na sua casa, genro e neto contribuíram com R$ 300 no total e ainda ajudaram na obra. Nem todos os moradores puderam contribuir com o valor total, mas isso não impediu que eles participassem do mutirão. Afonso Martins, de 45 anos, conta que sua mãe deu um pequena contribuição, mas ele ajudou colocando a mão na massa.
No entanto, no bairro ainda há muitas ruas esperando uma solução do poder público. É o caso da Hildebrando Silva, que segue sem pavimentação e com esgoto a céu aberto.
Leia também: Jovem que teve “ladrão e vacilão” tatuado na testa passará 4 anos na prisão
A Secretaria de Infraestrutura de Nova Iguaçu disse ao jornal que enviará equipe aos locais citados para avaliar os problemas e estudar soluções. A prefeitura informou que vem buscando parcerias com os governos estadual e federal para realizar obras de saneamento e infraestrutura no município, devido às suas limitações orçamentárias.