Bolsonaro ignora segurança reforçada e quebra protocolos no 7 de setembro

Presidente disse que correu "pequeno risco", pois isso é importante para "ajudar a despertar o sentimento patriótico no povo brasileiro"

Um ano e um dia após ser vítima de uma facada durante ato de campanha, em Juiz de Fora (MG), o presidente Jair Bolsonaro deu trabalho à equipe responsável por sua proteção no desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste sábado. Isso porque elequebrou o protocolo, saiu da tribuna de honra e caminhou pela Esplanada para saudar o público.

Leia também: Bolsonaro participa do seu primeiro 7 de setembro como presidente

Foto: Reprodução/O Globo
Bolsonaro quebra protocolos no desfile de 7 de setembro


A segurança do evento contava com 2 mil militares, segundo o Palácio do Planalto, em esquema similar ao de anos anteriores. Neste ano, no entanto, atiradores de elite podiam ser vistos no topo de ministérios nas proximidades da tribuna. Segundo a assessoria do Planalto, a utilização desses profissionais é um procedimento padrão nos eventos do 7 de setembro .

"Os seguranças ficam um pouco preocupados aqui, mas é um pequeno risco que a gente corre. E a gente acredita que isso aí, esse pequeno risco, ajuda a despertar o sentimento patriótico do povo brasileiro", afirmou Bolsonaro , que disse ter sido "muito bem cumprimentado".

Leia também: Silvio Santos e Edir Macedo participam com Bolsonaro do desfile

Até a manhã deste sábado, o governo fazia mistério sobre se Bolsonaro desfilaria em carro aberto, o que acabou acontecendo. Filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) estava no banco de trás, como já havia feito na posse do pai, em 1º de janeiro.

Revista

Para entrar nas arquibancadas com capacidade para 20 mil pessoas montadas na Esplanada dos Ministérios, o público passou por uma revista. Para isso, policias militares se posicionaram nos principais acessos à via. O procedimento criou algumas filas no acesso às arquibancadas, onde o controle também era feito por policiais.

Foto: Reprodução/O Globo
Bolsonaro desceu do carro e foi em direção ao povo

O esquema de segurança não se diferenciou de anos anteriores e foi bem distinto da posse presidencial, quando um rigoroso controle de acesso obrigou os simpatizantes de Bolsonaro a passar por diversas revistas, o que gerou filas gigantescas. Bolsonaro participa do primeiro desfile de 7 de setembro de seu mandato. 

Dessa vez, a revista seguiu o padrão de eventos como shows e partidas de futebol. Com as arquibancadas cheias, alguns espectadores subiram em árvores para assistir ao desfile. Três policiais militares suspeitaram de um homem que estava nas proximidades do Ministério da Defesa e pediram a ele que descesse.

Leia também: Ministério alerta servidores sobre possível "reação letal" no 7 de setembro

Na revista, os PMs abriram a bolsa que ele carregava, mas nenhuma arma foi encontrada. Depois que os policiais viram que não havia nenhum mandado de prisão em aberto contra o homem, ele foi liberado.