A Polícia Federal prendeu em flagrante no Aeroporto de Brasília, na madrugada desta quinta-feira (5), dez pessoas tentando migrar ilegalmente para os Estados Unidos , pela fronteira do México. Os presos estavam acompanhados por oito crianças, que seriam utilizadas no esquema.
Leia também: Motoristas e cobradores de ônibus fazem protesto em São Paulo
A PF informou que foi constatada a falsificação de passaportes de algumas crianças para que se passassem por filhos, visando facilitar a entrada em território norte-americano. Nenhuma criança tinha o visto americano.
Segundo a PF, a intenção do grupo era utilizar o esquema conhecido como "cai-cai", na qual um maior de idade se entrega às autoridades migratórias norte-americanas na companhia de um menor, impedindo, assim, a deportação imediata, já que o menor não pode permanecer sozinho durante os trâmites de repatriação.
Ainda de acordo com as investigações, uma das mães passou a residir, durante mais de um mês, na residência de um casal para que a criança se acostumasse com a companhia de adultos que passariam por seus pais junto às autoridades migratórias.
Leia também: Membros do Conanda denunciam “extinção” do órgão; governo rebate
Os presos serão investigados por crimes de promoção da migração ilegal de menor de idade, falsificação de documentos, entre outros.