PF faz operação contra grupo no Brasil que levava imigrantes ilegais aos EUA

Quadrilha trazia migrantes africanos para São Paulo, providenciando passaportes ou vistos do Brasil para que eles seguissem viagem

Polícia Federal apreendeu documentos falsificados
Foto: Polícia Federal
Polícia Federal apreendeu documentos falsificados

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20) uma operação contra uma organização criminosa suspeita de levar imigrantes ilegalmente para os Estados Unidos . Dois desses imigrantes, provenientes da Somália, são suspeitos de terrorismo e estão presos nos EUA.

De acordo com a PF, um dos membros do grupo divulgava símbolos e personagens nazistas em suas redes sociais. Os agentes cumprem três mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo, no Brasil , onde a quadrilha atuava.

Leia também: EUA: Filhos de imigrantes detidos dormem sozinhos em abrigo improvisado 

Os migrantes partiam de países da África, onde eram providenciados passaportes ou vistos brasileiros. De lá, vinham a São Paulo, onde permaneciam hospedados em um hotel do centro da cidade.

Posteriormente, iam para Rio Branco, no Acre, atravessavam a fronteira com o Peru e prosseguiam por ônibus, barco, carro e a pé até a fronteira do México com os EUA.

Leia também: Mais de 100 migrantes desaparecem após naufrágio na Líbia

"Os indícios apontam que os contrabandistas localizados em São Paulo centralizavam e detinham pleno domínio de toda a rota, por meio de contato com outros integrantes em todos os países e continentes envolvidos", afirma a PF .

Segundo a Polícia Federal, os investigados responderão pelos crimes de contrabando de migrantes (qualificado pela submissão a condições desumanas e degradantes), organização criminosa, falsificação de documento público e divulgação do nazismo, com penas de 3 a 8 anos de prisão.