Mais de 100 tremores de terra são registrados no Ceará em uma madrugada

Maior tremor de terra, registrado às 2h46 foi sentido em cidades com até 60 quilômetros de distância do epicentro, na cidade de Quixeramobim

Tremores de terra foram sentidos no Sertão do Ceará
Foto: UFRN / Divulgação
Tremores de terra foram sentidos no Sertão do Ceará

A região do Sertão Central do Ceará registrou 102 tremores de terra ao longo da madrugada desta quarta-feira (24). O município de Quixeramobim teve o epicentro do tremor, sendo o mais afetado, com 2.5 graus de magnitude na Escala de Richter.

O pequeno terremoto registrado às 2h46 foi sentido em um raio de até 60 km de distância, atingindo moradores de Madalena e Boa Viagem, ambas no Sertão cearense. 

Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), a Defesa Civil já foi acionada e está orientando moradores a ficarem em locais abertos em caso de novos tremores . Alguns relatos de casas com parede rachada foram registrados por moradores. 

Leia também: Rachadura causada por terremoto na Califórnia pode ser vista do espaço

A região do Sertão cearense costuma ter fortes atividades sísmicas, "A região de Quixeramobim vem apresentando tremores desde o começo do ano, mas as atividades sísmicas tinham diminuído. A terra voltou a tremer com frequência nessa madrugada", explicou o sismólogo Eduardo Menezes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em nota divulgada nas redes sociais.