São Paulo anuncia aplicativo Hora Marcada para auxiliar em agendamentos do SUS

Governador João Doria apresentou aplicativo que visa dar rapidez nos atendimentos aos usuários da saúde no estado de São Paulo

Aplicativo Hora Marcada foi apresentado nesta terça-feira (16)
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Aplicativo Hora Marcada foi apresentado nesta terça-feira (16)


O governador de São Paulo João Doria apresentou nesta terça-feira (16), na Prefeitura de Ribeirão Preto, o “Hora Marcada”, aplicativo que visa otimizar o acesso dos usuários do SUS, funcionando como uma “agenda digital de saúde”. 

Leia também: Projeto no Senado prevê que motorista embriagado ressarça SUS após acidente 

"O Hora Marcada será uma referência nacional. Começa em Ribeirão Preto, vai pra toda a região e, na sequência, vai pra todo o Estado de São Paulo. O mundo é da tecnologia, que ajuda a saúde pública", disse Doria. 

O projeto piloto começou na UBS José Sampaio – Dr. Rubens Nicoletti Filho, em 17 de junho. Em menos de um mês, foi ampliado para outras nove UBS, sendo a mais recente a de Vila Mariana, na capital paulista, onde o aplicativo passou a ser disponibilizado nesta segunda-feira (15). 

Leia também: Atendimento do SUS a vítimas de violência doméstica será ressarcido por agressor

aplicativo permite visualizar as datas e horários de agendamentos de consultas e exames, além de cancelamentos e reagendamentos. É possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da UBS de referência. Para agendamento de especialidades e exames, é necessário o encaminhamento médico da UBS.

O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa. Crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo.

Leia também: Doria defende afastamento de Aécio do PSDB: 'Melhor seria sua saída espontânea'

Para ter acesso ao “ Hora Marcada ”, o paciente deverá baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na Google Store e, em breve, na Apple Store. Após a instalação, é preciso preencher informações básicas como número do cartão SUS e CPF.