Miliciano preso em operação se passava por policial civil há 10 anos

Corregedoria vai investigar como homem se passou por agente

Mototaxista morto por milicianos de Itaboraí teve coração arrancado
Foto: Agencia O Dia/
Mototaxista morto por milicianos de Itaboraí teve coração arrancado

O Departamento Geral de Homicídios e Proteção a Pessoa (DGHPP) vai pedir que a Corregedoria da Polícia Civil investigue o possível envolvimento de agentes da secretaria com a milícia de Itaboraí. A medida foi anunciada pelo diretor do DGHPP, o delegado Antônio Ricardo Nunes, após o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra PMs na Operação Salvator, que investiga o grupo paramilitar.

Leia também: Defesa rebate carta e diz que Léo Pinheiro "fabricou versão" contra Lula

De acordo com o Ministério Público estadual (MPJR) um dos presos na operação desta quinta, Mayson César Fidélis Santana, se passava por policial civil há mais de 10 anos, chegando até a dirigir viaturas da 71ª DP (Itaboraí). Testemunhas disseram, inclusive, ter visto uma viatura na casa dele . Não se sabe dizer se o veículo era clonado ou não.

Mototaxista morto por milicianos de Itaboraí teve coração arrancado
Mayson também atuou em delegacias de Niterói. No entanto, não é possível afirmar se ele participou de investigações e operações.

"Vamos acionar, imediatamente, a Corregedoria para apurar o envolvimento de eventuais policias civis e a razão dessa pessoa estar atuando na Polícia Civil. É inadmissível que isso aconteça, completou", enfatizou Nunes.

A operação desta quinta é contra um grupo paralimitar ligado ao ex-PM e miliciano Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica. Há cerca de um ano e meio, Curicica expandiu seus domínios para Itaboraí, na Região Metropolitana do estado.

Leia também: "Aqui você não manda", dispara Maia ao ser enquadrado pelo Major Vitor Hugo

São mais de 70 mandados de prisão e 90 de busca e apreensão em vários pontos do Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito. Alguns deles contra policiais militares.