Um túnel de dez metros de profundidade foi descoberto por agentes penitenciários no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os agentes encontraram no local 146 munições de armas diferentes, um tablete de cocaína pesando aproximadamente 1 kg, uma embalagem de cocaína pesando aproximadamente 200 gramas, dez telefones celulares, três modens, um aparelho Wi-Fi e quatro serras. Os agentes ainda disseram que o túnel foi preenchido com concreto e as munições estavam bastante oxidadas.
Leia também: Vídeo mostra chacina em bar de Belford Roxo que deixou quatro mortos; assista
A ocorrência foi encaminhada para 34ª DP (Bangu). Os materiais apreendidos na cadeia também foram a delegacia e um processo de sindicância iniciado pela corregedoria da pasta para apurar os fatos.
Em nota, a Seap afirma diz que "a unidade tem cerca de 10 mil metros quadrados e atende presos do regime semiaberto. Nesse regime, os presos ficam fora das celas durante o dia e retornam para dormir. Desde o início da atual gestão, a Secretaria vem trabalhando arduamente para combater qualquer tipo de irregularidade dentro das unidades prisionais, com destaque para três operações que foram iniciadas neste ano: 'Asfixia', 'Iscariotes' e 'Bloqueio'. É importante afirmar que todas as operações são realizadas pelo próprio corpo funcional da Seap".
A Operação Asfixia , realizada pelos próprios inspetores penitenciários, já apreendeu em todo o estado, de janeiro a maio deste ano, 5.339 celulares. No mesmo período do ano passado, apenas 3.756 aparelhos foram encontrados.
A Operação Bloqueio, com o objetivo de impedir que visitantes de presos burlem as regras de segurança, já prendeu 33 pessoas tentando entrar com drogas e celulares em cadeias. Nesta ação, já foram presas pessoas tentando arremessar drogas e celulares para dentro da unidades; mulher forjando gravidez para não passar no scanner, entre outros casos.
Leia também: "Poderia ter sido fatal", diz prefeito de Osasco sobre explosão em festa junina
A Operação Iscariotes flagrou dez inspetores penitenciários tentando entrar com objetos não autorizados nas cadeias . Os casos estão sendo apurados pela Corregedoria e podem ter pena máxima de demissão. No mesmo período do ano passado, nenhum servidor foi flagrado tentando entrar com qualquer tipo de material nas unidades.