Tamanho do texto

Agências bancárias estarão fechadas, rodízio será suspenso e linhas da CPTM e do Metrô terão alteração de horário durante o feriado da Paixão de Cristo

feriado de páscoa funcionamento
Carlos Nardi/WPP/Estadão Conteúdo
Feriadão de Páscoa terá alteração no funcionamento dos serviços e Operação Estrada para aqueles que forem sair de São Paulo

O feriado prolongado da Paixão de Cristo, que começa nesta Sexta-Feira Santa (19) e vai até o Domingo de Páscoa/Tiradentes (21), mudará alguns serviços na capital paulista, como bancos, shoppings, Metrô, entre outros. Tanto aqueles que ficarão em São Paulo, quanto aqueles que planejam pegar as estradas, precisam estar atentos à agenda da cidade e se programar para o feriado.

Leia também: Em semana sem votações, deputados enforcam feriado na quarta pela manhã

Confira abaixo como ficará a situação dos serviços públicos durante o feriadão de Páscoa :

Bancos

Agências bancárias não estarão funcionando nesta sexta-feira, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraran). As contas de consumo (como de água, luz, telefone e TV a cabo) e carnês com vencimento marcado para o dia 19 de abril poderão ser pagos na segunda-feira, sem acréscimos no valor.

Poupatempo

Postos de atendimento do Poupatempo não funcionarão nem na sexta-feira, nem no sábado (20). O atendimento retorna no primeiro dia útil após o feriado, ou seja, na segunda-feira (22), no horário habitual de cada unidade.

Rodízio e trânsito

O Rodízio Municipal de Veículos - programado para os carros com final de placa 9 e 0 - estará suspenso na sexta-feira, inclusive para veículos pesados (caminhões). Além disso, somente amanhã, estarão liberadas as demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

No sábado, as regras para ZMRC e ZMRF vigoram normalmente e o rodízio será retomado na segunda-feira, a partir das 7h.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, durante o feriado, funcionará a Operação Estrada. O objetivo é garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a mobilidade dos motoristas e pedestres, em razão do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias. Estima-se que aproximadamente 1,8 milhão de veículos deixem a capital em direção ao litoral e ao interior do estado.

Passeios

Para aqueles que estiverem a pé e quiserem fazer um passeio pela Avenida Paulista, a via estará aberta para circulação na sexta-feira e no domingo (como já é de costume). Já para os ciclistas, as ciclofaixas de lazer serão ativadas das 7h às 16h, nos mesmos dias.

Zona Azul

Já o serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul) irá operar conforme sinalização existente. Os horários de ativação estão dispostos nas placas de regulamentação de cada local.

Ônibus

A quantidade de ônibus funcionando na sexta-feira será  de 39% da frota operacional em relação aos dias úteis. No sábado e domingo a operação será, respectivamente, de 60% e 39%.

CPTM

Já os trens da CPTM terão horário de funcionamento alterado em três linhas. Confira:

 Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sexta, das 8h às 17h: intervalo de 25 minutos em toda a linha

Sexta, demais horários: intervalo de 20 minutos entre Barueri e Itapevi

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, os serviços serão realizados no sistema de sinalização entre as estações Barueri e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi. 

Domingo: das 4h à meia-noite, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sexta: das 8h às 17h, a circulação entre Presidente Altino e Osasco ficará interrompida.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação entre Presidente Altino e Osasco ficará interrompida. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Sexta, Sábado e Domingo: das 4h de sexta até meia-noite de domingo, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Tatuapé. 

Leia também: SPTrans publica novas regras do Bilhete Único; medida começa a valer em 90 dias

Metrô

As estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim, da linha 3-Vermelha do Metrô estarão fechadas ao longo do dia, na sexta-feira. O Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) será acionado para atender aqueles que precisarem de ônibus para se locomover entre essas estações. 

Já na segunda-feira, a abertura das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata será antecipada para as quatro horas da manhã, a fim de atender quem desembarca pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda.

Hospitais

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os hospitais, prontos-socorros, AMAs 24 horas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão o dia todo, ininterruptamente. 

Mercados e sacolões

Os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão horário de atendimento alterado na sexta-feira e no domingo. Especificamente os mercados Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, de Santo Amaro e de São Miguel estarão fechados durante o dia todo no domingo de Páscoa, assim como o sacolão de São Miguel.

Proncon 

As audiências, setor administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico não funcionarão na sexta-feira. Já os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não funcionarão na sexta-feira e no sábado.

Leia também: Ministério do Planejamento divulga feriados e pontos facultativos de 2019; veja

Detran

As unidades do Detran de todo o estado estarão fechadas na sexta-feira e no sábado. O atendimento será retomado no primeiro dia útil após o feriadão de Páscoa : na segunda-feira.