"Não podemos continuar sangrando um ministério", diz Bolsonaro em entrevista

Presidente comentou a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez, que comandava a pasta da Educação: "Ele vinha tendo uma série de problemas"

Foto: Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro falou sobre a queda de Ricardo Vélez Rodríguez

Horas depois de terdemitido o ministro Ricardo Vélez Rodriguez da pasta da Educação , o presidente JairBolsonaro disse, em entrevista a rádio Jovem Pan, que o governo não poderia deixar "o ministério sangrando". Com críticas ao ex-ministro, Bolsonaro disse que optou por "uma pessoa do ramo ", referindo-se ao economista e professor universitário, Abraham Weintraub.

Leia também: Entre polêmicas e exonerações, entenda o passo a passo da queda de Ricardo Vélez

"A gente não pode continuar sangrando um ministério que é importantíssimo. Eu até disse no começo do mandato sobre a educação. Se buscarmos um ponto de inflexão da educação em 4 anos, já será uma grande vitória nossa, dado o aparelhamento que existe nas instituições", afirmou Bolsonaro . A entrevista na íntegra vai ao ar no início da noite desta segunda-feira.

Na semana passada, Bolsonaro desmentiu a imprensa sobre a intenção do governo de demitir o ministro da educação. Nesta segunda-feira, disse que Veléz vinha "acumulando uma série de problemas".

Você viu?

Weintraub , que era até hoje secretário-executivo da Casa Civil, foi indicado no lugar de Vélez em anúncio feito por Bolsonaro pelo Twitter, após reunião no Palácio do Planalto.

"O ministro ( Veléz ) não tinha essa expertise (de gestão), aí foi acumulando uma série de problemas e, lamentavelmente, chegamos à situação em que tivemos que substituir nosso querido Vélez. É uma pessoa simpática, amável e competente, mas a questão da gestão deixou a desejar", disse Bolsonaro em entrevista à rádio Jovem Pan.

Leia também: "Tô igual paraquedas com ele, tô com ele e não abro", diz Mourão sobre Bolsonaro

Nas últimas duas semanas o presidente já havia reconhecido problemas no MEC . Ele também voltou a denunciar de forma vaga um suposto aparelhamento na pasta. Sobre Weintraub, Bolsonaro reforçou que o novo ministro está alinhado com o presidente e que terá autonomia. 

"Ele é uma pessoa do ramo, professor universitário, sabe gerir essas questões e é mais uma pessoa da minha linha. Conversamos sobre tudo, ele é gabaritado. E todo o primeiro escalão da equipe vai ser indicado por ele", finalizou Bolsonaro .