CET cancela multas por rodízio aplicadas na manhã desta segunda, após caos em SP

Para não prejudicar motoristas que ficaram presos no trânsito, multas por rodízio na capital são canceladas; restrição segue normal para o resto do dia

Multas dadas na manhã desta segunda são canceladas devido ao intenso congestionamento provocado pelas chuvas
Foto: Fotos Públicas
Multas dadas na manhã desta segunda são canceladas devido ao intenso congestionamento provocado pelas chuvas

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que vai cancelar as multas por rodízio que foram dadas nesta segunda-feira (04), a fim de não prejudicar os motoristas que ficaram presos em congestionamentos, na capital Paulista. Apesar da medida, o rodízio não foi cancelado e restrição volta a vigorar normalmente no período da tarde e da noite, entre às 17h e 20h, para os carros de placa com final 1 e 2.

A decisão foi tomada depois que muitos motoristas ficaram presos no trânsito e receberam multas por circular fora do horário permitido pelo rodízio (entre às 7h e às 10h), devido à  chuva que atingiu São Paulo e provocou alagamentos, bloqueio de vias e lentidão no trânsito  – batendo o recorde do ano.

Segundo a CET, por volta das 9h30, o problema atingiu seu ápice, registrando 202 quilômetros de congestionamento , dentre os 868 quilômetros de vias que percorrem a cidade. Somente na cidade de São Paulo, foram registrados um total de 28 pontos de alagamento , sendo três deles intransitáveis, o que colocou a cidade em estado de atenção pra transbordamentos.  

Leia também: Enquanto SP vive caos por alagamentos, Austrália flagra crocodilos em enchentes

A situação mais complicada era a da zona sul, onde foram registrados 58 km de lentidão. Ela foi seguida pela zona oeste, com 54 km. O trecho do corredor Norte-Sul, na capital, ficou completamente tomado pela água, o que também ocorreu em vias de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

A instabilidade teve início na Baixada Santista, no litoral sul, se intensificou por volta da 1h e se deslocou em direção à capital, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Leia também: Buscas são retomadas por terra após forte chuva em Brumadinho

As chuvas intensas são consequências da frente fria que chegou em São Paulo e deve diminuir o forte calor registrado nas últimas semanas. A máxima nesta segunda-feira (4) será de 25°C e a mínima de 20°C, com previsão de chuvas ao longo do dia. Caso haja novas ocorrências no período da tarde, a CET considera avaliar a possibilidade de que as multas deste período também sejam canceladas.