Tamanho do texto

O sistema recebeu mais de 800 mil inscrições nas primeiras 24 horas

O ProUni permite que jovens de baixa renda cursem o ensino superior
Divulgação
O ProUni permite que jovens de baixa renda cursem o ensino superior

Terminam neste domingo (3) as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni). O sistema ficou aberto durante quatro dias e logo nas primeiras 24 horas recebeu inscrições de mais de 420 mil pessoas. No mesmo período, mais de 800 mil inscrições foram realizadas, uma vez que cada um pode se inscrever em até duas opções de curso.

Leia também: Simulador de notas aponta chances de conseguir vaga pelo Sisu, ProUni e Fies

Este ano, o ProUni oferece 243.88 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total, 116.813 bolsas são integrais e 127.075 parciais, equivalentes a 50% do valor das mensalidades. Para se inscrever é necessário acessar a página do programa e informar o número de inscrição no ENEM 2018 e a senha mais atual cadastrada no sistema.


Têm direito ao ProUni aqueles estudantes sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou com bolsa integral na rede particular, ou que sejam deficientes físicos.


Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM ) em 2018 e ter obtido um aproveitamento de pelo menos 450 pontos. Para participar, é preciso ainda que o estudante não tenha tirado zero na redação.

Leia também: Mulheres foram autoras de 42 das 55 redações nota mil no Enem

As bolsas integrais são voltadas àqueles com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais, de 50%, são destinadas aos estudantes com renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsas e não precisam atender aos critérios de renda.


Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. No dia 20 de fevereiro serão divulgados os resultados da segunda chamada.


O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer entre os dias 6 e 14 de fevereiro à instituição para comprovar as informações prestadas na inscrição. Os pré-selecionados na segunda chamada, devem realizar o procedimento de 20 a 27 de fevereiro.


O programa

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Em contrapartida, as instituições que aderem ao programa obtêm isenções de tributos.

Leia também: Novo presidente do Inep diz que quer rever Enem para evitar "postura ideológica"

Os estudantes selecionados para o ProUni podem também podem pleitear uma Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos. Eles podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.


    Leia tudo sobre: ENEM
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas