Seria a Mega da Virada? Que nada. Alguns brasileiros ficaram milionários pouco antes da noite de reveillon, mas os valores não estavam relacionados com a loteria que pagou R$ 5.818.007,36 para cada um dos 52 apostadores que acertaram as seis dezenas do último sorteio do ano. Na verdade, um "erro sistêmico" fez com que cifras altíssimas fossem depositadas por engano na conta de clientes do banco Safra.
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Em um dos casos, uma empresária, ao chegar o saldo de sua conta em 27 de dezembro para fazer o pagamento de funcionários no final do ano, encontrou R$ 130 milhões, um valor muito acima dos R$ 20 mil que disse ter na sua conta na época. A cliente do banco , porém, disse não ter se empolgado e ligou para o banco para fazer o alerta quando foi informada que não era o único caso e que o erro já estava sendo corrigido.
Já Paulo André Vieira, de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, também recebeu milhões por engano . No caso dele, foram depositados R$ 77,6 milhões e a reação do comerciante foi bem diferente. "Você vê [os números] e fica muito feliz, mas daí você começa a raciocinar direito e vê que tem alguma coisa errada", disse ele.
A "sorte" dos clientes, no entanto, durou pouco. Como o saldo milionário era fruto do que o banco chamou de "erro sistêmico", o dinheiro logo foi estornado da conta corrente.
O cliente relatou que "todas as manhãs, eu entro na conta para fazer um balanço do que eu tenho que pagar ou receber. Mas, no primeiro horário da manhã, me deparo com esse mais de R$ 77 milhões. Eu não me lembrava de ter vendido tanto no cartão de crédito", brinca o comerciante explicando que se trata de uma conta jurídica da Distribuidora de Bebidas Seu Antônio, inaugurada há quatro anos como continuidade do bar que o seu Antônio, seu pai, fundou há mais de duas décadas.
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Diante do incidente, Paulo André continuou imaginando alternativas para explicar aquele valor. Primeiro pensou que poderia ter sido resultado de um título de capitalização esquecido, mas "depois eu raciocinei e percebi que não era possível. Não tinha a menor lógica aquele valor estar na minha conta", afirma.
Na sequência, a euforia se transformou em preocupação. O comerciante pensou que poderia ter sido hackeado ou vítima de alguma fraude financeira. Ficou com receio de vir a ter problemas com a Receita Federal e, então, decidiu procurar o banco para entender o absurdo. O erro que foi percebido às 8h30 foi solucionado em torno das 13h.
O problema é que, junto do depósito, o banco retirou o valor que já estava anteriormente na conta do comerciante. "Até um trocado que já estava na conta para pagar meus fornecedores desapareceu e deixou a conta negativa em R$ 14 mil", afirmou. "Tudo bem que eu não era dono dos R$ 77 milhões, mas me deixe o que é meu. Eu precisava pagar a meus fornecedores", se diverte o dono da distribuidora.
Nesses casos, apesar do susto inicial, é recomendável que o cliente informe imediatamente ao banco que há uma movimentação estranha na sua conta (seja para mais ou para menos) para que o erro seja corrigido. Mas caso seja pra menos, é importante ainda que o consumidor fique atento para saber se não houve a cobrança de nenhum juro, multa ou encargo indevidos no período que o saldo ficou errado.
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O Banco
Safra, responsável pela operação, não quis se manifestar sobre o assunto.