Passageiros enfrentam nesta segunda-feira (17) mais um dia de atrasos em voos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País. Este já é o quinto dia seguido de problemas no Aeroporto de Guarulhos, que teve fim de semana caótico, com mais de 40 voos cancelados.
De acordo com a concessionária GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto de Guarulhos , foram cancelados 32 dos 268 embarques previstos entre a meia-noite e as 10h desta manhã. Houve atraso também em 17 das 143 chegadas, enquanto 15 das 125 partidas não saíram no horário marcado nos bilhetes.
A administradora garante que o aeroporto opera normalmente, mas as companhias aéreas ainda não conseguiram normalizar os serviços desde que um forte temporal pôs diversas regiões da Grande São Paulo sob estado de atenção, na última quinta-feira (20).
As chuvas obrigaram o aeroporto a interromper os serviços naquela tarde, o que gerou um efeito cascata, ocasionando atrasos em voos de todas as companhias. Diversas empresas informaram ter colocado em prática planos de emergência.
Ainda nesse fim de semana, a Latam Airlines informou que buscava regularizar as suas operações "fortemente impactadas" com a ampliação do contingente das equipes operacionais e de atendimento, ampliação do contingente de atendimento no call center, e alocação de duas aeronaves que normalmente são utilizadas em rotas internacionais para atender voos domésticos .
"A Latam reforça ainda que não tem medido esforços para prestar a assistência necessária aos clientes. A companhia tem se esforçado para informar as alterações aos passageiros afetados e para acomodá-los nos próximos voos. A empresa reitera ainda que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura", disse a empresa, em nota.
Leia também: Embraer e Boeing anunciam acordo para fusão e esperam aprovação do governo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também divulgou nota, na qual diz estar "acompanhando as operações do aeroporto , impactado por condições meteorológicas desde a tarde de quinta-feira (13/12)". A agência garante ainda ter "monitorado o replanejamento da malha aérea e o atendimento aos passageiros".
A recomendação da Anac é para que os passageiros que tenham embarques previstos no Aeroporto de Guarulhos entrem em contato com as companhias aéreas antes de se deslocarem ao terminal e, em caso de dúvidas ou problemas, o passageiro deve procurar o atendimento da empresa, que pode ser presencial no aeroporto ou eletrônico.
*Com informações da Agência Brasil