Pelo menos 26 pessoas foram presas, na manhã desta terça-feira (17), durante uma operação da Polícia Federal contra suspeitos de roubos de carga em seis estados. A operação foi apelidada de Transbordo e é composta por 173 mandados judiciais.
Leia também: Ministério do Trabalho fraudava documentos a pedido de Marun, diz PF
Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió. Isso porque a operação da Polícia Federal acontece em Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco.
É estimado que a organização criminosa tenha causado um prejuízo superior a R$ 8,6 milhões, apenas com o esquema de roubo de cargas e caminhões.
De todos os mandados expedidos, 64 são de prisão e 106 de busca e apreensão, a maioria deles em São Paulo . Além disso, a Justiça expediu três mandados de interdição de empresas envolvidas em receptação de mercadorias roubadas, na cidade de São Miguel dos Campos, Litoral Sul de Alagoas.
Leia também: Marun nega participação em esquemas fraudulentos no Ministério do Trabalho
A investigação foi realizada pela Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Operação da Polícia Federal desvenda atuação da organização
De acordo com a Polícia Federal, essa operação busca desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões, tanto no Nordeste, quanto no Sudeste.
Para tanto, eram utilizadas falsas comunicações de crimes de roubo, alguns veículos chegavam a ser adulterados e golpes em seguradoras eram dados. Por exemplo, alguns motoristas envolvidos no esquema simulavam terem sido sequestrados por assaltantes, enquanto outros integrantes da quadrilha realizavam a desativação dos dispositivos de segurança do caminhão e a subtração da carga.
Não está claro qual o tipo de carga ou de mercadoria que era visto como alvo principal da organização criminosa, pois eles atuavam, segundo as investigações, em qualquer frete, desde que o que estivesse sendo transportado fosse uma mercadoria.
Leia também: Gabinete de três deputados são alvo de operação da Polícia Federal
A operação da Polícia Federal deve durar toda a manhã, nos seis estados em que ela ocorre, nesta terça-feira. Os mandados de prisão que estão sendo cumpridos são dois no Rio, 11 em Alagoas, 32 em São Paulo, um em Pernambuco, 25 na Bahia e um no Ceará. Os de busca e apreensão são dois no Rio, 18 em Alagoas, 47 em São Paulo, um em Pernambuco, 36 na Bahia e um no Ceará.