Fogo no Congresso Nacional? Fumaça preta gera chamado aos bombeiros no DF

Cenário deixou muita gente em alerta, mas não passou de uma simulação de incêndio na região da Esplanada dos Ministérios; no Twitter, caso virou piada

Segundo os Bombeiros, simulação de incêndio faz parte de uma ação para enfrentamento a situações de emergência
Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo os Bombeiros, simulação de incêndio faz parte de uma ação para enfrentamento a situações de emergência

Uma simulação de incêndio que aconteceu na manhã desta segunda-feira (9) no Congresso Nacional , em Brasília, deixou muita gente aflita, preocupada e assustada.

Leia também: "Mundo está convulsionado", diz Temer sobre incêndio criminoso em creche mineira

O treinamento, que ocorreu no prédio principal do Congresso, na região da Esplanada dos Ministérios chegou a gerar um chamado de ocorrência no sistema do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, por alerta de incêndio .

Isso porque, apesar do fogo não ser real, havia fumaça. Uma fumaça preta que foi vista saindo do prédio foi produzida por máquinas de fumaça sintética e enganou muita gente.

"No minimo estão queimando provas contra eles", afirmou um internauta. "A piada está pronta", escreveu outro.

A simulação foi organizada pelos servidores da Câmara dos Deputados com os próprios bombeiros.

Enquanto alguns cidadãos se preocupavam do lado de fora do prédio, o procedimento seguia tranquilamente dentro do Congresso.

Leia também: Segurança responsável por incêndio em creche sofria de depressão e acabou morto

Todos os servidores tiveram que deixar o edifício em fila e com calma. Eles se concentraram no estacionamento do local, até o fim da simulação.

Habemus papa?

Alguns dos comentários gerados a partir das imagens que mostravam fogo no Congresso Nacional relacionaram a fumaça preta saindo do alto do edifício com a fumaça branca, liberada no Vaticano sempre que há um anúncio de um novo papa.

"Habemus algo novo? Não... só as velhas práticas do balcão e um treinamento da brigada de incêndio", publicou o senador Alvaro Dias (Podemos/PR). "Quando sair fumaça branca, habemus congressum!", escreveu uma internauta no Twitter. "Habemus corruptos!", brincou outro.

Treinamento 

Segundo os Bombeiros , o treinamento faz parte de uma ação para enfrentamento a situações de emergência.

O plano é que, a partir desta semana, integrantes da Seção de Prevenção e Combate contra Incêndio (Seprin) e da Brigada Profissional visitem os andares do Anexo I para repassar as informações de preparação ao exercício.

Quando isso acontecer, todos os servidores devem parar as atividades e se reunirem no corredor para receber as orientações.

Leia também: Três mil pessoas são evacuadas após incêndio em shopping de Moscou; 18 feridos

Na semana passada, uma simulação de incêndio semelhante aconteceu no Supremo Tribunal Federal (STF), porém não chegou a causar tanto alvoroço quanto o treinamento desta segunda.