Comando da PM homenageia Policiais que auxiliaram em partos no mês das mães

Durante evento em São Paulo, tivemos o prazer de conversar com a Tenente Cristiane Soares que traduziu em palavras a alegria de ajudar o Davi a nascer

O Coronel Nivaldo Restivo, Comandante Geral da PM realizou na manhã desta quarta-feira(31), no Quartel do Comando Geral o “Café com o Comandante” especial do mês de maio e o lançamento da Campanha do Agasalho no âmbito da PM. A Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, fez o lançamento oficial da campanha. Mas o evento teve um toque muito mais especial desta vez. Vamos contar detalhes para vocês.

Leia também: 48 anos, avó e policial: um dia na rotina da mulher do Batalhão de Choque

Secretário de Segurança de São Paulo Mágino Alves, primeira-dama do Estado Lu Alckmin e o Coronel Nivaldo Restivo durante 'Café com o Comandante'
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Secretário de Segurança de São Paulo Mágino Alves, primeira-dama do Estado Lu Alckmin e o Coronel Nivaldo Restivo durante 'Café com o Comandante'

O “Café com o Comandante” é um evento mensal com o Coronel Nivaldo Restivo  que premia as ocorrências Policiais de destaque no Estado. Em maio, mês das mães, a edição foi especial e homenageou os Policiais Militares que auxiliaram em diversos partos em SP.

Foram seis homenagens distintas nesta manhã, de casos atendidos em Araçatuba, Guarujá, Campinas, Mogi das Cruzes e na capital. Em todas essas ocorrências, os PMs e Bombeiros tiveram a grata missão de ajudar a nascer Pietro, Ana Luiza, Lucio Miguel, Vitor, Vitória e o pequeno Davi, personagem principal da nossa matéria.

Davi e seus dois nascimentos com a PM de São Paulo

A Tenente Cristiane Ramos Soares Carneiro  foi uma das homenageadas nesta quarta-feira. Ela bateu um papo com a nossa reportagem e narrou com os olhos brilhando toda a sua experiência de trazer uma vida nova ao mundo. "É uma ocorrência encantadora e marcante para o resto da carreira do Policial Militar, não tem jeito", disse a Policial.

Foto: André Jalonetsky
Tenente Cristiane Soares e o menino Davi

A história de carinho entre a Tenente e o pequeno Davi começou em dezembro de 2016 durante uma patrulha de rotina em um dia chuvoso e com o trânsito carregado em Mogi das Cruzes. 

"Veio uma solicitação via 190 de uma ocorrência de parto. Minha viatura foi a primeira a chegar no local, antes mesmo dos Bombeiros e do Samu. Quando entrei na residência e tive contato com a mãe Isabel, o Davi já estava vindo ao mundo, percebi que não dava para ir para outro lugar", revelou a Tenente.

Leia também: Um dia na vida de um Policial de ROTA

A partir daí foram momentos de forte emoção para todos que viveram a cena. "Começamos então todo o amparo de pronto socorrismo para o auxílio do parto dele e graças a Deus, ele veio ao mundo, estava respirando, chorando e estava tudo bem. Daí foi só esperar os Bombeiros para cortar o cordão umbilical", finalizou emocionada.

Mas essa estreita relação entre o Davi e a Policia Militar de São Paulo não acaba por aqui. Um mês após seu nascimento, o pequeno guerreiro "nasceu mais uma vez".  

"O Davi engasgou com o leite, a mãe entrou no carro com o avô para socorrer, ele já estava entrando em parada respiratória quando uma equipe nossa teve o privilégio de poder ajudar, novamente, desobstruindo as vias aéreas. Então, ele é um grande guerreiro, é um presente para nós podermos ter participado do nascimento. É algo divino realmente. Só agradecemos a Deus", contou Tenente Cristiane.

O laço criado entre Davi e Cristiane foi tão grande que a Policial foi convidada para ser madrinha do pequeno guerreiro e espera manter um contato para a vida toda.

Foto: Divulgação/Polícia Militar
Tenente Cristiane Soares, Coronel Nivaldo Restivo com Davi e o Cabo Gerson Aparecido Correa da Silva durante homenagens em evento nesta manhã em São Paulo


Café com o Comandante

Além das homenagens do Coronel Nivaldo Restivo às ocorrências de parto, houve outras situações especiais: o Diploma Mérito da Comunicação – que foi entregue a jornalista Madeleine Lacsko e o Prêmio Preservação da Vida entregue aos Policiais Militares do 5º BPM/M que conseguiram desarticular e prender em flagrante delito uma quadrilha de cinco criminosos que roubavam carros na região de Mairiporã.

Leia também: Batalhão de Choque do Estado de São Paulo defende a democracia