O dedo indicador de uma mão já foi responsável por grandes mudanças na história da humanidade, seja puxando gatilhos de armas em revoluções, seja pressionando o botão de uma máquina fotográfica e eternizando um momento. É raro encontrar uma pessoa que domina estas duas habilidades. Há alguns meses tive o privilégio de conhecer Luis Augusto Pacheco Ambar, Major do Batalhão de Choque da Polícia Militar da São Paulo e que possui esses dois dons e por isso mesmo seu equipamento padrão de trabalho é composto por uma pistola calibre .40 e sua inseparável máquina fotográfica Nikkon.
Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da PMSP
A capacidade do Major Ambar em observar e capturar momentos únicos e transformá-los em obras de arte já lhe rendeu vários prêmios. Recentemente ele lançou um belíssimo livro de arte sobre as atividades do Batalhão de Choque intitulado: “Choque - Missões Singulares”, uma daquelas obras que temos orgulho em deixar em casa, sobre a mesa da sala de estar.
“O objetivo inicial era fazer um registro fotográfico interno das atividades do Policiamento de Choque para manter nossa memória. Quando vimos os primeiros resultados e observamos que as reações internas foram tão positivas, nasceu a ideia de usar estas imagens para aproximar o Choque da população, divulgar nossas atividades, os múltiplos serviços que prestamos para a sociedade. Alguém sugeriu a ideia de juntar todas essas fotos num livro de arte e usá-lo como um cartão de visitas do Choque. Foi assim que nasceu o “Choque - Missões Singulares”, explica Ambar.
Leia também: Equoterapia: Conheça essa incrível iniciativa feita pela Polícia Militar de SP
O livro de capa dura com 200 páginas, contem 222 de fotos incríveis, impressas em papel de alta gramatura, que retratam com precisão a vida e o espírito dos homens e mulheres que servem nos cinco Batalhões de Choque do Estado de São Paulo. São imagens de tirar o folego!
O Coronel Nivaldo Cesar Restivo, Comandante do Policiamento de Choque, resume a obra da seguinte forma: “O Policiamento de Choque reúne algumas das mais especializadas, difíceis e gratificantes funções atribuídas a um órgão de Segurança Pública. Com esse livro, buscamos apresentar alguns momentos de nossas intervenções, uma obra para ser vista, apreciada e protegida como parte da nossa memória institucional”
Leia também: Se o problema é sério chame a Polícia Militar. Se é impossível chame o GATE
Ao perguntar ao Major como ele concilia o trabalho de Policial com a fotografia, ele respondeu: “As duas atividades possuem elementos muito parecidos. Como qualquer Policial Militar, preciso ter uma noção apurada do tempo e espaço ao meu redor, processar múltiplas informações, filtrar as mais relevantes e tomar decisões instantâneas, sem margem de erro. A fotografia demanda estas mesmas qualidades: olhar atento aos detalhes, persistência e paciência em esperar o momento ideal para agir.”
Para conhecer mais sobre o “Choque - Missões Singulares” e adquirir um exemplar da edição limitada, mande um email para: Ambardressage@hotmail.com
Veja abaixo mais algumas fotos do livro: