Um avião da companhia aérea Gol que viajava, na noite deste domingo (22), de Brasília para Boa Vista, em Roraima, teve problemas no trem de pouso, voltou para a capital federal e precisou sobrevoar a cidade por mais de duas horas para gastar combustível, antes de pousar.
LEIA MAIS: Destroços do avião que caiu com Teori são levados para perícia em Angra dos Reis
Cerca de dez minutos após a decolagem do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, às 23h05, o piloto do avião da Gol avisou o centro de controle que precisaria retornar devido a um problema com o trem de pouso.
A falha teria feito as rodas não serem recolhidas. Para pousar com segurança, como a aeronave estava com o tanque cheio de combustível, o piloto precisou segurar o avião no ar por cerca de duas horas e meia, a fim de esvaziar o tanque e deixar o avião mais leve.
LEIA MAIS: Passageiro de voo da KLM morre após pouso de emergência no Paraná
Segundo a assessoria de imprensa da GOL, o trem de pouso não foi recolhido na velocidade e na altitude determinadas.
Depois de dar voltas sobre o aeroporto algumas vezes, o avião pousou novamente em Brasília por volta das 1h30 desta segunda-feira (23).
Também por medida de segurança, os 130 passageiros que faziam viagem no voo 2020 da aeronave da Gol saíram do avião apenas 30 minutos após o pouso.
A companhia aérea afirmou que os passageiros que tiveram o voo da noite deste domingo atrasado terão uma nova viagem para Roraima nesta segunda-feira, em um avião que deve partir do aeroporto de Brasília às 12h. O tempo de voo de Brasília Boa Vista é de três horas.
Corpo é encontrado em trem de pouso
Há pouco mais de um ano, o corpo de um homem foi encontrado dentro do compartimento do trem de pouso de um avião da companhia aérea Air France vindo do Brasil, no aeroporto de Paris-Orly.
"Infelizmente, são casos cada vez mais frequentemente em nossos aeroportos", afirmou o comandante da Gendarmerie des Transports Aériens (GTA) de Paris-Orly.
O Boeing 777 passava por manutenção no segundo maior aeroporto da capital francesa quando o cadáver foi descoberto . Na época, a imprensa francesa afirmou que autoridades acreditavam se tratar de um caso de tentativa de imigração ilegal para o país.
O avião havia decolado de São Paulo com destino à capital francesa dois dias antes.