Tamanho do texto

Meteorologistas preveem verão mais chuvoso do que os anteriores, mas estimam que a precipitação ficará dentro da média histórica para a estação

Previsão do Inmet é de que, neste verão, as chuvas fiquem dentro da média histórica para a estação
Tomaz Silva/Agência Brasil - 26.12.2016
Previsão do Inmet é de que, neste verão, as chuvas fiquem dentro da média histórica para a estação

Verão, fim de ano e praias. Essa é a combinação perfeita para quem está de folga no Rio de Janeiro, cidade onde os primeiros dias da estação mais quente do ano têm tido sol forte e altas temperaturas. Nesta segunda-feira (26), a sensação térmica atingiu 43,8°C, segundo o Alerta Rio, mesmo com ventos de intensidade fraca a moderada.

LEIA MAIS:  Servidores do Rio receberão salário de novembro em cinco parcelas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor na Região Sudeste no início do verão é provocado por uma massa de ar quente, que deverá manter as altas temperaturas pelos próximos dias. Para os próximos dias, a previsão varia de 21º a 37º, com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas em várias partes do estado, mas principalmente na capital.

Para terça-feira (27), o Inmet prevê que temperatura mínima deva subir para 26º, enquanto a máxima deve cair para 34º. O dia mais quente da semana, no entanto, inicialmente está previsto para quarta-feira (28), quando a temperatura máxima deve chegar a 38º.

LEIA MAIS:  Imagens de suposta sereia encontrada em praia intriga internautas

Informações divulgadas pelo Alerta Rio, com base em dados meteorológicos do Climatempo, também indicam para a região metropolitana uma semana ensolarada, com a temperatura máxima de 36º e possibilidades de chuva no fim do dia, mas de forma rápida e isolada. Na Baixada Fluminense, há risco de temporais.

Virada do ano

Para a virada do ano, a previsão é de muito calor e céu claro. O meteorologista Almerino Marinho disse que não está prevista a entrada de frentes frias até pelo menos a virada do ano. “Há uma massa de ar quente na Região Sudeste, um sistema de alta subtropical, que está bloqueando e impedindo a entrada de frentes frias na maior parte do Sudeste. A temperatura deverá permanecer alta até a virada do ano e, portanto, o réveillon do carioca será de muito calor e céu claro, embora possam ocorrer chuvas rápidas ao entardecer, uma característica da estação.”

Para ele, no entanto, a alternância das condições climáticas será uma característica da estação neste ano, “principalmente em janeiro, que tende a ser um mês com pancadas de chuvas constantes ao longo dos dias". "Já em fevereiro deverá chover pouco e o tempo se apresentará seco e com muito sol”, acrescentou.

Carnaval

Ao contrário dos últimos anos, o carioca terá neste verão temperaturas menos elevadas e dias mais chuvosos, inclusive com possibilidade de chuva durante o carnaval .

LEIA MAIS:  Prefeitura dá prazo para empresas explicarem propostas para o carnaval de rua

"Nos últimos dois a três anos, a estação foi de muita seca e as chuvas estiveram bem abaixo da média histórica. Isso não acontecerá este ano: depois de dois anos de seca, este será um verão em que as chuvas ficarão dentro da média histórica da estação”.


* Com informações da Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.