Tamanho do texto

Precipitação de forte intensidade foi ocasionada pela aproximação de frente fria com área de instabilidade, mas as chuvas já seguem para São Bernardo

Paulistano que saiu de casa ou do trabalho se assustou com nuvens pretas que encontrou no céu, após máxima de 30ºC
Paulo Pinto/ Fotos Públicas
Paulistano que saiu de casa ou do trabalho se assustou com nuvens pretas que encontrou no céu, após máxima de 30ºC

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e a Defesa Civil municipal de São Paulo colocaram quase toda a capital em estado de atenção para alagamentos na tarde desta terça-feira (20). De acordo com meteorologista, a chuva segue, agora, para São Bernardo do Campo.

A região mais atingida foi a Zona Leste, seguida pela Norte e Sul. O paulistano que saiu de casa ou do trabalho se assustou com as nuvens pretas que encontrou no céu após a capital registrar máxima de 30ºC. Na estação Jaçanã/Tremembé do CGE, chegou a ser registrada queda de granizo por volta das 16h10.

LEIA TAMBÉM:  Rodízio será suspenso entre os dias 23 de dezembro e 15 de janeiro de 2017

A chuva foi ocasionada pela aproximação de uma frente fria pelo litoral paranaense com uma área de instabilidade que se formava na região de Campinas e avançava pela Região Metropolitana de São Paulo. As zonas Norte e Leste, o centro da cidade e a marginal Tietê ficaram em estado de atenção das 15h50 às 17h02.

As precipitações de forte intensidade seguiram para a região Sul, voltando as atenções para as zonas Sudeste, das 16h35 até 17h40, e Sul, entre 17h02 e 17h40.

Congestionamento

O trânsito na capital paulista já estava complicado desde o meio-dia, e a chuva só piorou ainda mais a vida do motorista. Por volta das 16h30, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou a registrar 81,6 km de congestionamento, bem acima da média: entre 36,4 km e 63,3 km.

LEIA MAIS:  Mortes por acidentes de trânsito em São Paulo caem 13% em novembro

Nenhuma linha do Metrô ou da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentou problemas durante a chuva.

Próximos dias

O CGE informou, em nota, que o verão vai ter início nesta quarta-feira (21) com o sol aparecendo entre nuvens. As temperaturas devem se elevar rapidamente, variando entre 19ºC e 31ºC. Pancadas de chuva podem voltar a atingir a cidade entre o final da tarde e o início da noite. O mesmo deve ocorrer na quinta-feira (22).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.