Tamanho do texto

João Castelo (PMDB-MA), tinha 79 anos e estava internado desde o fim de outubro no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo

O deputado federal do Maranhão João Castelo , do PSDB, morreu na manhã deste domingo (11), aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

João Castelo (PSDB), deputado federal no Maranhão, morreu na manhã deste domingo em São Paulo
Divulgação
João Castelo (PSDB), deputado federal no Maranhão, morreu na manhã deste domingo em São Paulo

LEIA TAMBÉM: Maranhão diz que mudança na Lei de Repatriação é "relevante"

O hospital paulista confirmou a morte do deputado federal , sem dar mais detalhes. Segundo o último boletim médico divulgado no dia 24 de novembro,  João Castelo tinha dado entrada no Hospital Sírio-Libanês ao fim de outubro, em 31 de outubro de 2016.

No dia 10 de novembro o deputado foi submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio e, desde então, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A família de João Castelo anunciou a morte do deputado agradecendo a quem se solidarizou com ele em seus momentos difíceis: "Que Deus acolha a alma do nosso querido e amado Castelo e que nos reconforte com sua infinita misericórdia num momento de tanta dor e saudades."

Flávio Dino, governador do Maranhão, lamentou a morte e decretou luto oficial por três dias. O mesmo fez a Prefeitura de São Luís, que ainda divulgou nota de pesar do deputado que já foi prefeito da cidade, e governador do Maranhão. “Além de prefeito de São Luís entre os anos de 2009 e 2012, já havia exercido os cargos de governador do Maranhão, senador e presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Atualmente, estava no seu quinto mandato como deputado federal”, lembrou a prefeitura.

Em nota, o PSDB do Maranhão manifestou “profundo pesar” e também lembrou da carreira do deputado. “Em seu quinto mandato de deputado federal, o parlamentar trilhou uma rica caminhada política: foi também prefeito, governador e senador, além de ter assumido funções de destaque em órgãos públicos. O partido solidariza-se com seus familiares e com toda a sociedade maranhense pela perda deste notável homem político”, diz a nota.

LEIA TAMBÉM:  PSDB conquista 14 prefeituras no 2º turno; PT perde nas 7 cidades que disputou

Além do partido, a bancada do partido na Câmara também divulgou nota lamentando a morte do deputado federal, exaltando sua vida e carreira: "Em todas essas funções, deixou a marca da eficiência e de seu elevado espírito público. Nossa solidariedade e orações a sua família, amigos e ao povo do Maranhão por essa irreparável perda. João Castelo fará muita falta a nossa bancada, que tem por ele um profundo respeito pela sua trajetória, seus princípios e sua experiência na vida pública.”

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.