Tamanho do texto

Procurada pelo iG, a assessoria do Ministério do Planejamento disse que "se supreendeu com a interpretação dos internautas" e pediu desculpas

Reprodução/Facebook
"E esse desenho? Parece uma suástica. Bem a cara desse governo mesmo", diz o comentário mais curtido da publicação

Um dos materiais de divulgação do Ministério do Planejamento do governo Temer viralizou na manhã desta sexta-feira (9) e não foi por um bom motivo. Em uma imagem, publicada durante a noite desta quinta-feira (8), em sua página oficial do Facebook, o Ministério divulga o Código de Conduta Ética dos agentes públicos. O problema é que a divulgação é acompanhada por uma ilustração que os internautas interpretaram como uma referência à suástica, símbolo do nazismo.

VEJA TAMBÉM:  "Foi ironia": líder supremacista branco explica saudação de 'Hail, Trump'

"E esse desenho? Parece uma suástica . Bem a cara desse governo mesmo", diz o comentário mais curtido da publicação. "Código Fascista igual esse [sic] desenho com essa suástica mal dissimulada. Semiótica dos golpistas!", diz o comentário seguinte.

Por volta das 10h30 desta sexta, a publicação já havia recebido mais de 90 reações ruins e mais de 100 reações de riso. Quase mil internautas já tinham compartilhado a imagem em sua publicação original.

A ideia, segundo o Ministério, era representar um catavento

Procurada pelo iG , a assessoria do Ministério do Planejamento disse que "se supreendeu com a interpretação dos internautas" e pediu desculpas. Em seguida, na publicação, o órgão esclareceu que "a imagem é uma alusão a um catavento, para representar a sinergia e a integração institucional, símbolo que representa o aproveitamento dos ventos para produzir energia, por exemplo".

LEIA AINDA:  Extrema-direita francesa processa Madonna por imagem de suástica

"No nosso caso, o cata-vento foi utilizado com a intenção de demonstrar que estamos seguindo, em constante movimento e evolução, de forma colaborativa para a construção de um ambiente cada vez mais íntegro e honrado na Administração Pública", afirmou a nota. "O objetivo é estimular a conduta ética entre e pelos servidores e colaboradores do órgão no relacionamento com o público, no ambiente de trabalho, na execução das atividades e na participação em eventos externos."

E MAIS:  Parque em Nova York é pichado com suásticas e frases de apoio a Trump

Por fim, o Ministério afirma que a equipe de criação não teve a intenção de fazer referência à suástica e pediu desculpas a quem se sentiu ofendido. As respostas, no entanto, não foram bem aceitas pelos usuários do Facebook, que continuaram com as críticas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.