Tamanho do texto

Avenida Jornalista Roberto Marinho ficou bloqueada nos dois sentidos por quase cinco horas; houve um princípio de incêndio, mas ninguém ficou ferido

Monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô ligará o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi; previsão de entrega inicial era 2014
Divulgação/PAC 2
Monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô ligará o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi; previsão de entrega inicial era 2014

A Avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul de São Paulo, ficou totalmente interditada por quase cinco horas na tarde desta sexta-feira (23). Segundo o Corpo de Bombeiros, o bloqueio foi motivado por um vazamento de gás na obra do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô. Não houve vítimas.

O trecho fechado tem aproximadamente 500 metros e vai da Avenida Washington Luís até a Rua Carlos Pinto Alves. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que a via foi bloqueada por volta das 13h10. Já os Bombeiros afirmam que o primeiro chamado foi recebido às 11h42. Às 16h, seis viaturas ainda permaneciam no local para monitoramento da situação no entorno do canteiro de obras do Metrô . As duas pistas foram liberadas às 17h.

O Metrô informa que houve um princípio de incêndio em um equipamento de solda que utiliza o gás acetileno. A empresa afirma que o consórcio responsável pela obra acionou o Corpo de Bombeiros e o fogo foi logo contido, mas que a corporação determinou o bloqueio da via até que fosse concluída a inspeção nos demais instrumentos do tipo. O Metrô assegura ainda que o incidente não gerou problemas à estrutura do monotrilho. 

A ocorrência gerou congestionamentos na região. Segundo a CET, a zona sul registrava 34 quilômetros de lentidão por volta das 17h.

Histórico

Em junho de 2014, uma viga das obras do monotrilho caiu, também na Avenida Washington Luís, deixando um operário morto e outros dois feridos .  Na ocasião, o consórcio responsável pela construção afirmou que faria perícia no local para identificar as causas do acidente e que prestaria auxílio às famílias das vítimas.

LEIA MAIS: Veja detalhes sobre o projeto do monotrilho da zona sul

A Linha 17-Ouro do Metrô ligará o Aeroporto de Congonhas até o bairro do Morumbi. O projeto prevê interligação com a Linha 5-Lilás na futura estação Campo Belo. As obras chegaram a ser paralisadas por cerca de seis meses, mas foram retomadas no início deste ano. O empreendimento foi anunciado pelo governo paulista em 2010 e a previsão inicial era de que o modal fosse entregue a tempo da Copa do Mundo de 2014. Agora, a estimativa é de que a inauguração seja em 2018.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.