Tamanho do texto

Principais destinos turísticos do carnaval no País, Rio, Salvador e Recife terão temporais em boa parte do feriado prolongado

Foliões brincam e dançam em carnaval de rua na capital paulista, na tarde da quarta-feira (4)
Fernando Pereira/ SECOM
Foliões brincam e dançam em carnaval de rua na capital paulista, na tarde da quarta-feira (4)

Os quatro dias que marcam o feriado prolongado de carnaval, celebrado na terça-feira (9), serão de muito sol e calor em todas as regiões do País, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Climatempo. Entretanto, o abafamento e a chegada de frentes frias a algumas áreas também gerarão fortes pancadas de chuva em boa parte do território nacional.

Grandes destinos turísticos do carnaval brasileiro, como Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo, terão temporais em praticamente todo o fim de semana prolongado. As chances de chuvas no circuito Recife-Olinda também são grandes, ficando em 60% entre sábado e terça-feira.

Banhistas se bronzeiam em praia no Rio, onde só deve chover no domingo e na segunda-feira
Alessandro Buzas/Futura Press
Banhistas se bronzeiam em praia no Rio, onde só deve chover no domingo e na segunda-feira


Com vasta programação de blocos de rua que levam milhares às ruas na festa, a capital paulista também verá temporais, apesar dos dias ensolarados, no fim de semana – não há previsão de chuvas para os outros dias. No litoral paulista, no entanto, deve chover todos os dias, com termômetros marcando entre 21ºC e 35ºC.

No Rio Grande do Sul, Estado altamente afetado por cheias ao longo da semana, os temporais dão uma trégua no fim de semana, mas devem voltar a atingir a região a partir de segunda-feira.

Confira abaixo mais detalhes:
Sudeste
São Paulo terá temperatura mínima de 20ºC e máxima de 31ºC. Para segunda (8) e terça-feira (9), não há previsão de chuvas. O Rio de Janeiro terá mínima 21ºC e máxima de 35 ºC, com temporais previstos para os dias dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí.  

Temporal em Belo Horizonte, onde deve chover forte, mas somente no domingo, à tarde e à noite
WhatsApp
Temporal em Belo Horizonte, onde deve chover forte, mas somente no domingo, à tarde e à noite

Em Vitória (ES), por sua vez, o carnaval poderá ser aproveitado sem contratempos, já que não há previsão de chuva para os quatro dias, com mínima 23ºC e máxima de 35ºC. Em Belo Horizonte (MG), há previsão de pancadas de chuva na tarde e noite de domingo, com as temperaturas no feriado prolongado ficando entre 21ºC e 35ºC.

Sul
A previsão de tempo para Florianópolis (SC) e outras cidades de veraneio de Santa Catarina e Paraná é de calor com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, exceto no domingo – com mínimas de 21ºC e máximas de 29ºC. Em Curitiba, as temperaturas ficam entre 18ºC e 31ºC.

Marcado por fortes temporais ao longo de toda a semana, o Rio Grande do Sul verá uma trégua no mau tempo no sábado e domingo. No entanto, isso pode mudar na segunda e terça-feira, quando pode chover. As mínimas são de 20ºC e, as máximas, de 33ºC.

Centro-Oeste
Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO) terão pancadas de chuva esparsas ao longo dos quatro dias de feriado prolongado e altas temperaturas. As temperaturas ficam, respectivamente, entre 24ºC e 36 ºC, 21ºC e 34ºC, e 18ºC e 33ºC.  

Desfile de escola de samba no Rio de Janeiro, que deve ser marcado por temporais neste ano
Reprodução
Desfile de escola de samba no Rio de Janeiro, que deve ser marcado por temporais neste ano

Nordeste
O nordeste também terá dias marcados por forte calor e algumas chuvas. Em Salvador (BA), temporais são previstos para o fim de semana, mas o tempo fica mais firme a partir de segunda-feira. As temperaturas ficam entre 23 ºC 30ºC. Os temporais também estão previstos para todos os quatro dias em Natal (RN), onde os termômetros marcam entre 23ºC 32ºC, e no Recife (PE), com entre 23ºC  e 31ºC.

Norte
A região será a mais afetada por temporais ao longo do feriado, o que não elimina o fato de o sol aparecer forte durante o dia. Com mínima de 24°C e máxima de 36ºC, os temporais devem ocorrer em toda a semana.

O clima será semelhante em Rio Branco, onde os termômetros ficam entre 18 ºC e 36ºC, pouco mais do que em Belém, em que as temperaturas vão de 22ºC a 32ºC.