CPI vai convocar 9 governadores e Witzel; Queiroga e Pazuello voltam. veja lista

O requerimento do senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da comissão, para convocação do presidente Jair Bolsonaro foi apresentado nesta quarta-feira, 26, mas não foi votado

Foto: Divulgação/Agência Senado/Marcos Oliveira
Sala da CPI da Covid no Senado Federal


Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou a convocação de 9 governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel , em votação nesta quarta-feira, 26. Um requerimento do senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da comissão, para  convocação do presidente Jair Bolsonaro foi apresentado nesta quarta-feira, 26, mas não foi votado.

A lista dos governadores é: Wilson Lima, do Amazonas; Ibaneis Rocha, do Distrito Federal; Waldez Góes, do Amapá; Helder Barbalho, do Pará; Marcos Rocha, de Rondônia; Antonio Denarium, de Roraima; Carlois Moisés, de Santa Catarina; Mauro Carlesse, de Tocantins; e Wellington Dias, do Piauí. 

Além dos chefes estaduais do executivo, os senadores membros integrantes da CPI também aprovaram os requerimentos de reconvocação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello , e do atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga .

O parlamentares ainda aprovaram a convocação do ex-assessor da Presidência da República, Arthur Weintraub , e da infectologista e epidemiologista Luana Araújo , que chefiava a recém-criada Secretaria de Enfrentamento à Covid-19 no Ministério da Saúde e deixou o posto no último sábado (22), dez dias após assumir o cargo.

Nesta quarta, a comissão não ouviu depoimentos, mas votou uma série de requerimentos e pedidos de informação. A sessão foi encerrada pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM) antes do final da votação prevista, em função de desentendimentos dos senadores.