ver novamente

Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira

Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) em 18 de abril de 1960. Como radialista, trabalhou nas rádios Nacional e Tupi AM. 

Ingressou na política na década de 1980 após se filiar ao PT. Em 1988, já no PDT, foi eleito prefeito de sua cidade natal, cargo para o qual foi reconduzido em 1996. Dois anos antes, havia tentado se eleger governador do Rio de Janeiro, mas acabou derrotado por Marcello Alencar. Apoiado por evangélicos, Garotinho voltou a se candidatar em 1998 e derrotou no segundo turno Cesar Maia, um de seus principais adversários políticos. 

Deixou o PDT após divergências com Brizola e filiou-se ao PSB, partido pelo qual disputou a Presidência da República em 2002, ficando em terceiro lugar. Naquele mesmo ano, foi cabo eleitoral de sua mulher para sucedê-lo no governo do Rio. Rosinha Garotinho foi eleita no primeiro turno e nomeou o marido secretário de Segurança Pública. 

Após ter trocado o PSB pelo PMDB, Garotinho deixou a legenda em 2009. No ano seguinte, foi condenado em primeira instância a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha, pena revertida em prestação de serviços. Concorreu ainda em 2010 ao cargo de deputado federal, tendo sido o segundo mais votado do país. 

Em 2013, foi alvo de denúncia do Ministério Público junto com sua mulher por suposto desvio de verbas do governo do Estado.

Foto: Leonardo Prado/Câmara

Últimas notícias