
O estado de saúde do papa Francisco apresentou uma leve melhora nos últimos dias, segundo comunicado do Vaticano desta sexta-feira (28). O pontífice, de 88 anos, continua em recuperação após mais de cinco semanas hospitalizado devido a uma grave pneumonia. Ele também expressou condolência às vítimas do terremoto em Mianmar.
Sua capacidade de falar está evoluindo, e ele segue com sessões de fisioterapia motora e respiratória. O pontífice argentino, 88 anos, "continua a fisioterapia motora e respiratória e seu estado melhora, incluindo sua capacidade de falar", afirmou o serviço de imprensa do Vaticano.
Jorge Bergoglio deixou o hospital Gemelli, em Roma, no último domingo, aparecendo em público visivelmente debilitado, com o rosto inchado e uma voz frágil. Ele ainda recebe suporte de oxigênio, embora o uso do fluxo alto tenha sido reduzido e agora seja aplicado apenas durante parte da noite. Durante o dia, ele continua a utilizar oxigênio em fluxo normal.
Nos últimos dias, o papa não recebeu visitas além de seus colaboradores mais próximos, mas mantém o bom humor e segue concelebrando a missa diária na residência de Santa Marta, onde mora dentro do Vaticano. Apesar dos avanços na recuperação, não há previsão de aparições públicas, incluindo a tradicional oração dominical do Angelus, que será divulgada apenas por escrito.
O papa foi informado sobre o forte terremoto que atingiu Mianmar e a Tailândia nesta sexta-feira e expressou sua solidariedade às vítimas, segundo o Vaticano.
Após 38 dias de internação para tratar uma pneumonia bilateral grave, Francisco ainda precisará de pelo menos dois meses de reabilitação, período no qual permanecerá afastado de compromissos públicos.
*Com informações de AFP