Ao menos 12 pessoas morreram e cinco ficaram feridas nesta terça-feira (24) em uma explosão em uma fábrica de munições na região noroeste da Turquia, informou o governador da província.
"Segundo as informações preliminares, 12 pessoas morreram na explosão", disse o governador de Balikesir, Ismail Ustaoglu.
As autoridades anunciaram um balanço de cinco feridos. Também informaram que não há pessoas presas dentro da fábrica e que o incêndio foi controlado.
A fábrica produz munições explosivos de uso civil.
O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse que os motivos da explosão ainda não foram determinados. "Estamos tentando descobrir o que produziu a detonação", afirmou.
As autoridades descartaram a hipótese de um ato de sabotagem, e o Ministério Público abriu uma investigação sobre o incidente.
A explosão aconteceu às 8h25 (2h25 de Brasília) em uma área da fábrica que produzia cápsulas, disse o governador. Ele informou que a área desabou devido à força da explosão.
A fábrica fica a um quilômetro do vilarejo mais próximo, ao norte da cidade de Balikesir, segundo imagens de satélite consultadas pela AFP.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou estar "profundamente triste com as mortes de 12 irmãos", em uma mensagem na rede social X.
Ele anunciou que deu instruções para o "início imediato da investigação necessária em todos os aspectos".
A Turquia é um país exportador de equipamentos de defesa, especialmente drones, e Erdogan é um dos principais entusiastas da indústria.