Explosão em fábrica de munições no noroeste da Turquia deixa 12 mortos

Outras cinco ficaram feridas nesta terça-feira (24) na explosão ocorrida em uma fábrica de munições perto da cidade de Balikesir

Foto divulgada pela 'Demiroren News Agency' (DHA) mostra incêndio provocado por explosão na fábrica de Balikesir
Foto: -
Foto divulgada pela 'Demiroren News Agency' (DHA) mostra incêndio provocado por explosão na fábrica de Balikesir



Ao menos 12 pessoas morreram e cinco ficaram feridas nesta terça-feira (24) em uma explosão em uma fábrica de munições na região noroeste da Turquia, informou o governador da província.

"Segundo as informações preliminares, 12 pessoas morreram na explosão", disse o governador de Balikesir, Ismail Ustaoglu.

As autoridades anunciaram um balanço de cinco feridos. Também informaram que não há pessoas presas dentro da fábrica e que o incêndio foi controlado.

A fábrica produz munições explosivos de uso civil.

O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse que os motivos da explosão ainda não foram determinados. "Estamos tentando descobrir o que produziu a detonação", afirmou.

As autoridades descartaram a hipótese de um ato de sabotagem, e o Ministério Público abriu uma investigação sobre o incidente.

A explosão aconteceu às 8h25 (2h25 de Brasília) em uma área da fábrica que produzia cápsulas, disse o governador. Ele informou que a área desabou devido à força da explosão.

A fábrica fica a um quilômetro do vilarejo mais próximo, ao norte da cidade de Balikesir, segundo imagens de satélite consultadas pela AFP.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou estar "profundamente triste com as mortes de 12 irmãos", em uma mensagem na rede social X.

Ele anunciou que deu instruções para o "início imediato da investigação necessária em todos os aspectos".

A Turquia é um país exportador de equipamentos de defesa, especialmente drones, e Erdogan é um dos principais entusiastas da indústria.