Um jovem paquistanês residente no Canadá foi preso nesta semana, acusado de planejar um atentado terrorista contra judeus em Nova York, anunciou nesta sexta-feira o Departamento de Justiça americano.
“Presume-se que o acusado planejava realizar um atentado na cidade de Nova York por volta de 7 de outubro, com o objetivo de assassinar, em nome do Estado Islâmico, o maior número possível de judeus", informou o procurador-geral, Merrick Garland.
O acusado, um homem de 20 anos identificado como Muhammad Shahzeb Khan, também conhecido como Shahzeb Jadoon, foi preso após revelar seu plano em conversas com supostos cúmplices, que eram, na verdade, agentes disfarçados, segundo a denúncia.
Autoridades informaram que Khan planejava viajar a Nova York e realizar um ataque a tiros em um centro judaico no Brooklyn. Ele foi preso por autoridades canadenses na localidade de Ormstown, e pode ser condenado a 20 anos de prisão.
O dia 7 de outubro marca o primeiro aniversário do ataque realizado pelo movimento islamita palestino Hamas contra Israel, que desencadeou o conflito atual na Faixa de Gaza.