Xu Yunting, 18 anos, uma estudante em Xangai, não hesita em se vestir como um personagem masculino de jogos eletrônicos para se tornar o par ideal de suas fãs mulheres, uma tendência cada vez mais popular na China.
Usando maquiagem, lentes de contato para ampliar os olhos e uma peruca laranja brilhante, Xu Yunting se torna Jesse, um músico alto e sensível, um dos personagens de "Light and Night".
O jogo da gigante chinesa da internet Tencent permite criar um avatar e entrar em relacionamentos românticos virtuais com vários personagens.
Desde que foi lançado na China, em 2021, o jogo faz sucesso entre as jovens, fascinadas pelo realismo dos personagens, com vozes interpretadas por atores profissionais.
Feng Xinyu, 19 anos, é uma dessas fãs que prefere o mundo dos jogos digitais à vida real.
"Não tenho namorado porque homens 3D não me interessam", diz a jovem que trabalha no setor de internet. "Para mim, os personagens de anime são muito mais atraentes", diz.
Os jogadores de "Light and Night", como Feng Xinyu, criaram laços afetivos fortes com os personagens. Por isso, a jovem quis levar a imersão para o próximo nível, contratando os serviços de Jesse de carne e osso, interpretado por Xu Yunting.
O 'cosplay', prática de se vestir e representar um personagem de ficção, é muito popular nos países asiáticos.
"Ela é exatamente como o personagem do jogo", diz Feng Xinyu, que pagou cerca de 70 dólares (393 reais na cotação atual) por este encontro, o terceiro, porque "nos damos muito bem".
O "casal" se encontra em um estação de metrô para um encontro que inclui um salão de chá, uma oficina de decoração de bolos, um passeio romântico de mãos dadas e jantar em um restaurante de "hotpot" (uma espécie de fondue chinês).
Segundo especialistas que estudam o fenômeno dos encontros românticos "cosplay", seu sucesso se explica porque em teoria oferecem um relacionamento ideal, fictício, mas muito mais fácil do que na realidade.
A personagem "transmite emoções”, o mais importante para as clientes, diz Tian Qian, professor de psicologia da Universidade Fudan, porque sugerem "suporte emocional".
"Não há conflito em uma relação como esta. Basta pagar e entregar meus sentimentos", diz a professora de 40 anos, que recebeu a AFP.
Os "encontros de cosplay" permitem que as mulheres "tenham a sua voz totalmente respeitada pelo sexo oposto", diz Zhou Zixing, outro acadêmico.
Durante a oficina de decoração de bolos, Feng Xinyu observa com ternura seu "namorado" colocar açúcar de confeiteiro em um bolo. Como um cavalheiro, Jesse gentilmente a ajuda a tirar o avental.
"Essas personagens de jogos eletrônicos são todas homens de qualidade", diz Xu Yunting, disfarçada de Jesse.
Graças a esses encontros, "as clientes estão aumentando suas exigências sobre os homens na vida real e ficarão menos tentadas a se contentar com homens medíocres", diz a cosplayer.
A mãe de Xu Yunting, Fang Xiuqing, admite que no início ficou surpresa com o comportamento da filha, mas agora vê as coisas com mais calma.
"Não é um trabalho, mas um passatempo (...) Ela gosta e leva alegria para os outros", afirma.